x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 232

EDIVANDRO

Edivandro

Bronze DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 19 julho 2017 | 11:07

Bom dia, estou com uma duvida.
Sou de MEI com inscrição estadual, li alguns artigos onde consta que o serviço contábil de ser gratuito, entre tanto meu contador está cobrando pela declaração e NF-e emitidas. Isso é válido?
Posso eu mesmo fazer a emissão das NF-e?

Sou de Santa Catarina.

Fernando H. Buzaneli

Fernando H. Buzaneli

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 19 julho 2017 | 11:21

Edivandro, bom dia

Os serviços contábeis não são gratuitos.

O que a lei prevê é que escritórios optantes pelo Simples Nacional devem fazer os serviços de abertura do MEI e primeira declaração sem cobrar.

Assessoria ou qualquer outro serviço prestado para o MEI deve ser cobrada normalmente.

Porém, sim, você pode emitir as notas fiscais por conta própria, outro ponto é que a lei não prevê obrigatoriedade do MEI manter escrituração contábil/fiscal.

Sendo assim, entendo que seu contador está procedendo de maneira correta. Acredito também, ser interessante, mesmo como MEI, fazer o acompanhamento contábil/fiscal para ter orientação quando necessário e evitar problemas no Imposto de Renda Pessoa Física.

Atenciosamente,
Fernando Buzaneli
https://www.buzaneli.com.br
DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 19 julho 2017 | 11:30

Ola Edivandro,

O serviço gratuito e somente o da abertura do MEI, não dever ser cobrado. Isso está realmente correto, entretanto a manutenção dos serviços, poderá ser cobrado.

Mas você mesmo pode emitir as notas fiscais.

Para maiores esclarecimentos verificar no SEBRAE de sua cidade, pois lá fornecem treinamento para gestão empresarial.

Esperto ter ajudado.

Daniel Alves
Contabilista

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade