x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 4.531

É justo cobrar para retificação IRPF

Isabel

Isabel

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2006 | 16:09

Pessoal, ontem veio uma cliente aqui no escritorio, pedir para consultar a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Fisica, de 2004 onde não fui eu que fiz, e deu pendencia, consultei, e tive q fazer a retificação´. Agora a de 2006 eu fiz e deu pendencia tambem, ja fiz a retificação. Agora minha pergunta é a seguinte: Devo cobrar sobre essa retificação, sendo que o erro foi dela, porque ela exigiu que tivesse que ser daquele jeito, e por esse motivo que deu a restrição. Devo cobrar? E quando eu cobro, tem alguma ideia?

Atenciosamente

Isabel Bertolino
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 17 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2006 | 16:52

Boa tarde Isabel.

Interessante sua colocação.

A meu ver e pela lógica, se foi feita a retificação por que se corrigiu erros que fugiram a sua responsabilidade, é natural que o serviço deva ser cobrado.

No entanto considere que não deve existir a possibilidade de você ter elaborado a DIRPF de forma errada (sabendo disto) apenas porque " ela exigiu que tivesse que ser daquele jeito, e por esse motivo que deu a restrição", ou seja, foi feita assim para que houvesse restituição de valores.

Neste caso a responsabilidade é inteiramente sua, uma vez que a chamou para si, quando elaborou a DIRPF de forma errada sabendo disto, ainda que desconhecesse as conseqüências do ato. Considere que como profissional que é, jamais deve elaborar Declarações inverídicas apenas porque o interessado "exige" que assim seja feito.

Em outras palavras, não pode ser cobrado e nem repetido este tipo de serviço.

Isabel

Isabel

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 17 anos Terça-Feira | 19 dezembro 2006 | 17:06

Muito obrigada Saulo pela sua colocação, voce tem toda a certeza, devemos honrar a nossa profissão, estarei colocando todos os pros e contra para todos os clientes que vierem ate mim para pedir algum serviço.

Mas uma vez muito obrigada

Isabel Bertolino

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.