x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.193

IRPF: Compra cartão de Credito

Jose Silva Junior

Jose Silva Junior

Iniciante DIVISÃO 2 , Desenvolvedor
há 7 anos Sábado | 5 agosto 2017 | 09:58

Olá a todos,

Meu amigo fez uma compra no meu cartão mas a NF saiu no nome dele. Devo colocar esta compra junto a minha declaração do IR por causa da fatura do Cartão, ou ele deve colocar no IR dele?

Qual a forma correta de fazer essa transação já que o cartão a ser utilizado é o meu? Pedir que a NF saia em meu nome e fazer um recibo pra ele quando ele me pagar ou algo do tipo?

Agradeço desde já.

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Sábado | 5 agosto 2017 | 10:12

Olá, Jose Silva Junior

Por que você quer fazer este lançamento no IR uma vez que ali você lança os valores recebidos e que são tributáveis e as despesas são aquelas permitidas por lei para abatimento do mesmo?

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Jose Silva Junior

Jose Silva Junior

Iniciante DIVISÃO 2 , Desenvolvedor
há 7 anos Sábado | 5 agosto 2017 | 12:10

Olá Claudio,

Desculpe pela pergunta tola, é que desconheço do assunto por isso recorri ao fórum.

Então não há problema quanto ao meu amigo utilizar meu cartão para compras no nome dele?
E que como minhas faturas do cartão virão praticamente com o dobro de meu salário não preciso de alguma forma justificar como consegui o dinheiro para quitalas?

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Sábado | 5 agosto 2017 | 12:37

Olá, Jose Silva Junior

Até o momento, a receita federal não está fiscalizando isso, mas guarde a nota fiscal, pois se a mesma te chamar para dar explicações em relação a isso, você leva a nota, mesmo que esteja no nome do seu amigo, que vai resolver o problema.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade