x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 672

Ola boa tarde eu gostaria de saber dos nobres colegas como e

Igelso Cerutti

Igelso Cerutti

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 5 setembro 2017 | 18:04

Prezados Colegas

Eu gostaria de saber dos nobres colegas como eu encontro a base de cálculo quando da venda de um imovel residencial por uma empresa, se o cálculo e feito sobre o valor total da venda do imóvel ou é descontado o valor do lote, o valor dos materiais de construção e da mão de obra. Qual o valor devo considerar como valor tributável?

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 6 setembro 2017 | 09:55

Igelso Cerutti, bom dia.

Primeiramente, qual o ramo de atividade da referida empresa?

Ela tem em sua atividade a comercialização de imóveis? Ou este imóvel a que você se refere é um bem imobilizado da empresa?

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Igelso Cerutti

Igelso Cerutti

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 6 setembro 2017 | 11:11

Prezado Yuri Aquino
acho que a pergunta não ficou legal, porém este fato se relaciona a uma empresa de adquire lotes, constrói e vende os imóveis, portando se trata de uma empresa que comercializa imóveis desde a sua planta. Então minha pergunta é: como a referida empresa comprou o lote, construiu e depois vendeu, qual o valor da base de calculo a se utilizada? O valor bruta da venda ou valor bruto menos todos os custos? Se pela opção simples nacional ou lucro presumido.
respeitosamente
Igelso

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Quarta-Feira | 6 setembro 2017 | 14:02

Certo Igelso, trata-se então de comércio de imoveis.

Neste caso, desconheço alguma legislação que permita alguma dedução da base de calculo do imposto, devendo o mesmo ser calculado com base no valor bruto da venda.

A título de conhecimento, dê uma olhada nessas duas soluções de consulta da RFB:

SC Cosit 39-2017

SC Cosit 254-2014

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade