Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 3.932

imunes de CSLL e IRPJ

maria de jesus ribeiro

Maria de Jesus Ribeiro

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2009 | 17:27

amigos,

Li num artigo de um dos nossos colegas que as imunes e isentas não recolhem IRPJ e CSLL, porem devem ser contabilizados, como deve ser essa contabilização e calcular sobre qual receita e qual percentual, de uma igreja por exemplo.

SDS/Maria de Jesus

Editado por Maria de Jesus Ribeiro em 21 de agosto de 2009 às 17:29:39

Jesus Cristo: Unico caminho , Ele te ama!!
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2009 | 17:39

Maria de Jesus Ribeiro

Voce deve ter lido um poste feito por mim

Li num artigo de um dos nossos colegas que as imunes e isentas não recolhem IRPJ e CSLL, porem devem ser contabilizados,


Esta assertiva está contida no Manual de Contabilização das Fundações e Intidades de Interesses sociais.


Manual de Contabilidade das Fundações e Entidades de Interesses Sociais

Editado por M Messias Santos em 21 de agosto de 2009 às 17:43:27

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2009 | 11:24

Maria de Jesus Ribeiro

Leia as páginas 67 a 70 do manual que voce entenderá.

Página 67 Título
2. Contabilização de gratuidade e benefícios tributários

.......Outro aspecto que é relevante na contabilização da gratuidade está relacionado com a obtenção da renúncia fiscal de tributos. O benefício da renúncia fiscal carece de registro para que a informação seja evidenciada nas demonstrações contábeis. A renúncia fiscal abordada no contexto deste Manual está relacionada somente com o imposto de renda da pessoa jurídica, com a contribuição social sobre o líquido e com a contribuição patronal à previdência social. Os demais tributos, como os de competência dos estados e dos municípios, não serão tratados neste Manual. A sugestão de registro contábil da renúncia fiscal dos tributos contextualizados é a que se segue:...................

O principio poderá ser aplicado para qualquer tributo e taxa que a Instituição obteve renuncia fiscal, tais como:Cofins, PIS, INSS, CSLL, IRPJ, ISS ,ICMS, etc...

Editado por M Messias Santos em 14 de setembro de 2009 às 11:31:04

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.