Bruno Oliveira
Iniciante DIVISÃO 1 , Bancário(a)Senhores,
efetuei a venda do meu único imóvel habitável (um apartamento) em abril deste ano. Possuo um lote e pretendo construir uma casa. E utilizarei o dinheiro da venda do apartamento na construção desta casa.
Acontece que o prazo legal para utilização do valor que obtive na venda do apartamento sem ter que pagar o IR sobre o ganho de capital está para expirar. Desde que efetuei a venda, estou procurando no mercado por empresas de construção, mas até o momento ainda não consegui fechar negócio com nenhuma.
Minha dúvida é: no caso de construção de imóvel, como fica essa questão da utilização do valor da venda de outro imóvel para conseguir a isenção do recolhimento do IR? Mesmo que eu começasse a construção da casa no dia seguinte à venda do apartamento, a obra levaria mais de 180 dias.
Obviamente, não quero ter que recolher IR sobre o ganho de capital da venda do apartamento. No caso da construção, eu preciso começar a usar o dinheiro do apartamento em até 180 dias da data da venda? Ou eu teria que ter gasto todo o valor da venda antes de 180 dias?
Atenciosamente,
Bruno Oliveira