x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 7.969

emissor de NF e xml para MEI

Claudio Dantas

Claudio Dantas

Bronze DIVISÃO 4 , Micro-Empresário
há 7 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 16:50

Boa tarde pessoal,

Sabemos que o MEI é desobrigado de emitir nota fiscal, exceto para venda de mercadorias para pessoa jurídica, o problema é que arrumei um cliente MEI que vai precisar emitir nota fiscal e principalmente o XML para os clientes que estão exigindo esse documento; Minha dúvida é:

- Precisa ter certificado digital para emitir nota e XML?

- Vcs conhecem algum aplicativo ou sistema, gratuito ou não onde ele possa emitir esses documentos mesmo sendo MEI?

- Os trâmites são os mesmos para quem é do Simples Nacional?

Ficarei muito agradecido a quem puder me informar, pois busquei respostas em vários órgãos, e por incrível que pareça, não souberam me informar a respeito, tendo em vista que, muitas pessoas estão aderindo ao MEI, e nem sempre temos tantas informações assim.

Abraço a todos!!

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Segunda-Feira | 25 setembro 2017 | 17:26

Claudio Dantas

Precisa ter certificado digital para emitir nota e XML?

Sim, para emitir NF-e será necessário adquirir um Certificado Digital (e-CNPJ ou próprio para NF-e);

Vcs conhecem algum aplicativo ou sistema, gratuito ou não onde ele possa emitir esses documentos mesmo sendo MEI?

Embora seja bem chatinho para emitir uma NF-e, o aplicativo gratuito do SEBRAE ainda está em funcionamento. Você pode baixar neste link.

Os trâmites são os mesmos para quem é do Simples Nacional?

Sim. Você precisará pedir o credenciamento no Portal da SEFAZ, através deste link, acessando com a senha do PFE. Depois disso conseguirá emitir as NF-e.

Att.

Marcos Braga

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade