x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 4.763

Saldo Negativo do IRPJ à maior na Per/dcomp

Yone Sinzato

Yone Sinzato

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 15 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2009 | 11:09

Bom dia Amigos,

Estou com um problema referente ao saldo negativo do IRPJ na Per/dcomp foi 50,00 à maior.
Foi apurado um sdo negativo de IRPJ em 31/12/2007 o valor de 180.030,00, porém na epoca as Per/dcomp's referente a este saldo que é a do exercicio de 2008 começaram a serem transmitidas em meados de março/2008 e, o saldo negativo lançado na Per/dcomp foi de 180.080,00, automaticamente nos valemos de 50,00 a maior de credito dos saldos negativos.
Na verdade eu imagino como eu corrijo o erro. Eu tenho que cancelar todas as per/dcomp's e transmiti-las, porém os debitos que foram compensados na época vão incidir multa e juros, gostaria de saber se o meu pensamento esta correto ou se talvés eu poderia retificar as Per/dcomp somente do saldo negativo e dos creditos atualizados sabendo que na ultima per/dcomp irei recolher um complemento do tributo compensado, pois o saldo negativo foi à maior, ou quem sabe somente cancelar a ultima e transmiti-la com calculo de multa e juros e recolher ainda a difença.

Agradeço.

Yone Sinzato

Yone Sinzato
e-mail: yonesinzato@gmail,com
Diego Rebelo Flor

Diego Rebelo Flor

Prata DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 26 agosto 2009 | 23:44

Boa noite Yone,

A forma mais econômica de resolver esse problema é retificando a Perdcomp, com a correção do valor do crédito pelo saldo negativo de IRPJ e com o recolhimento da diferença de R$ 50,00 com multa e juros até a data atual. Observe que deverá ser retificada também a DCTF onde está informado o pagamento deste imposto, informando o pagamento de R$ 50,00 com DARF e a diferença através de Perdcomp com o número da declaração retificadora.
As informações constantes na DIPJ, Perdcomp e DCTF devem estar iguais, caso contrário, possivelmente terá problemas com essa declaração.

Espero ter entendido sua dúvida e conseguido ajudar, caso contrário por favor volte a postar,

Abraços

Yone Sinzato

Yone Sinzato

Prata DIVISÃO 2 , Analista
há 15 anos Quinta-Feira | 27 agosto 2009 | 08:38

Bom dia Diego,

Desde de já agradeço pela sua atenção.

Até pensei nessa hipotesse, porém a minha preocupacão é de se o fisco me questionar do eventual erro, e não aceitar o valor do saldo negativo mesmo que eu tenha recolhido o Darf de 50,00 acredito que isso possa ser possível, pois na DIPJ na ficha 11 vão as informações de base de calculo com e o valor do imposto estimado e, analisando essa ficha vejo que não vão bater os valores de Darf's pagos por estimativa na ficha 12A linha 17.

Por ventura já recebi o termo de intimação da SRF, me questionando que o saldo negativo do IRPJ da Per/dcomp não confere com o saldo informado na DIPJ.

Gostaria de solucionar este problema com meios legais, pois talvez o auto que supostamente irei tomar tentando driblar a SRF não será propício.

Grata,
Yone

Yone Sinzato
e-mail: yonesinzato@gmail,com
MARTA ESPERANDIO

Marta Esperandio

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 18 dezembro 2009 | 10:38

Yone, bom dia

Você conseguiu resolver seu problema com a compensação de saldo negativo de IRPJ a maior? Estou com um caso semelhante ao seu. Se você puder me ajudar ficarei muito grata.

Att,
Marta

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade