x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 775

Iss dentro do limite de R$ 3.600.000,00 no simples nacional

karina martinez

Karina Martinez

Bronze DIVISÃO 2 , Controller
há 7 anos Domingo | 22 outubro 2017 | 20:16

Boa noite.

Estou lendo sobre as novas alterções do simples nacional para 2018 e ainda estou com muitas dúvidas. Uma delas é:

Já que as tabelas diminuíram as faixas, como ficará o calculo do ISS que não será retido? E os que serão retidos? Como serão feitos os cálculos? Eu digo aqueles que ainda estarão dentro do limite de R$ 3.600.000,00.

Desde já agradeço.

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 23 outubro 2017 | 11:23

Karina Martinez, boa tarde.

Questionamento muito interessante. Não tinha pensado nisso ainda.

Eu não tenho como afirmar o que vou argumentar agora, seria somente uma teoria com base em algumas lógicas, nada mencionado na legislação.

Mas por exemplo, a baixo de cada Anexo temos o Percentual de Repartição dos Tributos.

Para o ISS, no Anexo III, na 1ª faixa é 33,50%, na 2ª faixa 32,00% e assim por diante.

Creio que teremos que encontrar a alíquota efetiva e aplicar este percentual da faixa correspondente para saber o percentual de ISS a ser retido.

Logicamente, assim como a alíquota efetiva não será mais estática, o percentual de ISS a ser retido também não, então não existira mais 2%, 2,79%...percentuais fixos a serem retidos, como são hoje.

O campo do percentual de ISS retido terá que ficar livre para preenchimento. As prefeitura terão que se adequar a essa nova situação.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
karina martinez

Karina Martinez

Bronze DIVISÃO 2 , Controller
há 7 anos Segunda-Feira | 23 outubro 2017 | 12:09

Boa tarde.

Pois é acredito como você que a lógica seja essa, porém tudo continua muito confuso.

Se outros colegas tiverem mais alguma informação, agradecemos.

Muito obrigada Yuri.

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 23 outubro 2017 | 13:10

É aquele negócio né Karina, o governo realiza alterações somente no papel. Só depois que ele vão pensar no que realmente envolve toda a alteração que fizeram.

Mas sim, vamos aguardar e ver se algum colega tem algo mais concreto sobre o assunto.

Disponha.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade