x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 679

DCTF sem movimento

Jéssica

Jéssica

Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 26 outubro 2017 | 13:50

Boa tarde.
Tenho um cliente que trouxe a documentação de sua empresa pra eu regularizar. É uma micro empresa (Individual). A empresa consta na receita federal como ativa, porém, ela foi aberta em 18/10/2012 e desde então nunca houve movimentação e também não possui certificado digital. A empresa não é simples nacional. De acordo com o relatório que o meu cliente solicitou na receita federal, consta ausência de declaração: DISP/DSPJ (Exercício 2012 a 2014), DCTF (Apuração: Novembro de 2012 a Julho 2017). Ausência de GFIP (Dezembro de 2011 a Julho de 2017). Ele nunca pagou nada referente a empresa, e agora ele precisar regularizar pra começar a movimentar a mesma. Estou com dúvidas de como proceder nesse caso.
Como devo preencher a DCTF?
Devo fazer a DISP ou DSPJ?

Obrigada!

Mykaely Resende

Mykaely Resende

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Fiscal
há 8 anos Quinta-Feira | 26 outubro 2017 | 15:57

Boa tarde Gessica

No meu entendimento deverá ser feita as declarações de Inatividade desses períodos.
Se o seu cliente for movimentar ainda esse ano, você só faz a declaração de inatividade até 2016, você enviara a DCTF de janeiro/2017 sem movimento e não precisará enviar as demais porque a lei diz que a partir do segundo mês em que não há débitos há declarar, você está desobrigado de mandar tal declaração.

Se você optar por fazer as DCTF’s uma a uma, isso desencadeara uma serie de multas sem necessidade, mande a de janeiro/2017 se o cliente for movimentar ainda esse ano e só depois que a mesma cair no sistema da receita federal é que você tenta enviar as outras, aí vai observar que o sistema não deixará ser enviada. Justamente pelo que falei acima.

Espero ter ajudado.
Boa Tarde.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies