x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 455

Dúvida sobre tributos!

Vicente Pereira de Albuquerque

Vicente Pereira de Albuquerque

Bronze DIVISÃO 2 , Não Informado
há 7 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 14:26

Olá colegas,

Ainda estou cursando Ciências Contábeis, e em uma leitura de um livro, me deparei com o determinado assunto, "Tributos cumulativos e não-cumulativos", mas no livro não estava falando muito sobre esse assunto, somente o básico e me gerou duvidas de, O que é? E como reconhecer um tributo cumulativo ou não cumulativo?

Grato desde já por quem puder ajudar, abraço.

Mayara Santos Vian

Mayara Santos Vian

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 7 novembro 2017 | 14:44

Boa Tarde.

IMPOSTO CUMULATIVO – Diz-se de um imposto ou tributo que incide em todas as etapas intermediárias dos processos produtivo e/ou de comercialização de determinado bem, inclusive sobre o próprio imposto/tributo anteriormente pago, da origem até o consumidor final, influindo na composição de seu custo e, em consequência, na fixação de seu preço de venda.

IMPOSTO NÃO-CUMULATIVO – Diz-se do imposto/tributo que, na etapa subsequente dos processos produtivos e/ou de comercialização, não incide sobre o mesmo imposto/tributo pago/recolhido na etapa anterior. Exemplos: IPI, ICMS e PIS/COFINS Não Cumulativos.

Espero ter ajudado...

Mayara

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: