Henrique
Iniciante DIVISÃO 3 , Engenheiro(a) JúniorPessoal, minha situação é a seguinte:
Tenho 22, nunca fiz declaração de IR. Não possuo bens em meu nome. Até semana passada, o que tenho em meu nome é uma conta corrente e uma poupança (com menos de 10 mil), que fui depositando gradativamente.
Meus rendimentos são uma bolsa de estudos federal (não tributável) no valor de 1500/mês e uma "pensão alimentícia" de 19.560/ano do meu pai. *obs. essa pensão é espontânea, não foi determinada por vias judiciais. Por eu ser maior de 21 não sei como devemos declará-la*
Bom, tenho 2 problemas.
1) O rendimento anual, visto pela minha CC, ultrapassa um pouco 20 mil, se somarmos o dinheiro que vem do meu pai com os depósitos avulsos que faço na conta...de pequenas quantias que recebo de diversas fontes. Devo então fazer uma declaração em 2018? Se sim, como declarar essas valores? Principalmente os pequenos depósitos... já que eles vem de presentes, pequenos serviços autonomos, venda informal de algum objeto meu, etc
2) Tenho uma quantia em uma poupança desde criança (uma espécie de presente familiar) porém, guardada até então na conta poupança de minha mãe. Porém, mês passado ela resolveu transferir para minha conta poupança , para ficar mais confortável a minha gestão desse valor
(20 mil).
Esse acréscimo repentino de 20 mil em minha poupança, pode ser verificado automaticamente pela RF e entendido como uma renda que tive no ano de 2017? É recomendável que ela coloque como doação para mim na próxima declaração?