x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 372

Duvida sobre IR

Henrique

Henrique

Iniciante DIVISÃO 3 , Engenheiro(a) Júnior
há 7 anos Domingo | 12 novembro 2017 | 17:26

Pessoal, minha situação é a seguinte:

Tenho 22, nunca fiz declaração de IR. Não possuo bens em meu nome. Até semana passada, o que tenho em meu nome é uma conta corrente e uma poupança (com menos de 10 mil), que fui depositando gradativamente.

Meus rendimentos são uma bolsa de estudos federal (não tributável) no valor de 1500/mês e uma "pensão alimentícia" de 19.560/ano do meu pai. *obs. essa pensão é espontânea, não foi determinada por vias judiciais. Por eu ser maior de 21 não sei como devemos declará-la*

Bom, tenho 2 problemas.

1) O rendimento anual, visto pela minha CC, ultrapassa um pouco 20 mil, se somarmos o dinheiro que vem do meu pai com os depósitos avulsos que faço na conta...de pequenas quantias que recebo de diversas fontes. Devo então fazer uma declaração em 2018? Se sim, como declarar essas valores? Principalmente os pequenos depósitos... já que eles vem de presentes, pequenos serviços autonomos, venda informal de algum objeto meu, etc

2) Tenho uma quantia em uma poupança desde criança (uma espécie de presente familiar) porém, guardada até então na conta poupança de minha mãe. Porém, mês passado ela resolveu transferir para minha conta poupança , para ficar mais confortável a minha gestão desse valor
(20 mil).

Esse acréscimo repentino de 20 mil em minha poupança, pode ser verificado automaticamente pela RF e entendido como uma renda que tive no ano de 2017? É recomendável que ela coloque como doação para mim na próxima declaração?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Domingo | 12 novembro 2017 | 17:52

Doação não nem pensar, e na essência não o e, pois teria imposto,ITBD, faça o esclarecimento no corpo da declaração, e ela na dela, < transferido para a conta x no Banco Y de fulano valor de sua poupança que mantínhamos em c/conjunta.> , e você na sua coloca sua historia também , < recebido por transferência valor poupança que tinha em conjunto com fulana de tal >. Vamos aos outros pontos, todo ano a SRF, publica um manual, sobre como preencher sua DIRPF, e no ano de 2018, sera da mesma forma, com referencia ao exercício de 2017. Tem também o perguntão, no qual as duvidas estão selecionadas de acordo com o assunto abordado, e as respostas, são as interpretações da SRF com referencia ao mesmo. Os outros itens que você abordou, o mais complexo são esses rendimentos , por pequenas tarefas, ou serviços executados informalmente. Pois as receitas devem ter origem claras, bem como as despesas, ou seja documentadas, e esse e seu grande X. Como você e jovem e certamente inteligente, sugiro que de uma lida no manual desse ano, e uma pesquisada no Perguntão, com isso ira se ambientando aos assuntos de seu interesse, caso não tenha ficado claro para você, nos retorne, pois e um prazer poder ajudar , principalmente aqueles que demonstram querer apreender, e demonstra inteligencia ao se antecipar as duvidas, não deixando para o ultimo dia da declaração, um conselho de um velho contador, faça sempre assim se antecipe e sane suas duvidas com antecedência, parabéns. Saúde e muito estudo, que venha a ser um profissional, que de orgulho a todos os seus e ao Brasil.
Sds. Ribeiro.

O Brasil precisa de Homens, e lideres, com espirito patriótico. Seja você um deles.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade