x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 11.342

Retorno de Remessa de Conserto

Sabrina

Sabrina

Iniciante DIVISÃO 3 , Faturista
há 7 anos Terça-Feira | 14 novembro 2017 | 15:38

Boa tarde,
somos uma empresa localizada no estado do RS, com inscrição estadual.

Um cliente do estado de SC, sem inscrição estadual e de tributação geral enviou uma mercadoria para conserto com nota fiscal de CFOP 6949, sem destaque de imposto e com CST 41.

Agora preciso emitir uma nota fiscal de retorno de remessa de conserto pela CFOP 6916 mas segundo a Secretaria da Fazenda a nf foi recusada por causa do motivo 508 - Rejeição: CST incompatível na operação com Não contribuinte.

Segundo nossa assessoria o ICMS na operação de retorno deve ser destacado por se tratar de um cliente não contribuinte e por ser uma operação interestadual.

Mas como é uma remessa o ICMS não deveria ser suspenso?
Preciso de ajuda, pois não estou conseguindo emitir a nota fiscal de retorno.

Aguardo comentários.

ezequiel

Ezequiel

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 14 novembro 2017 | 15:50

boa tarde Sabrina,

Eu entendo que seu cliente emitiu Nota Fiscal com CFOP incorreta, se for o caso, deveria emitir uma carta de correção alterando a CFOP.

A Carta de Correção é disciplinada pelo paragrafo 1º-A do Art. 7º do convenio S/N, de 15 de dezembro de 1970 e pode ser utilizada para regularização de erro ocorrido na emissão de documento fiscal, desde que o erro não esteja relacionado com:

I - as variáveis que determinam o valor do imposto tais como: base de cálculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação;

II - a correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário;

II - a data de emissão ou de saída.


De acordo com os procedimentos para conserto, entendo que seria o correto:

Nota fiscal de remessa para conserto: deve conter a natureza da operação, CFOP (5.915 para operações internas e 6.915 para operações interestaduais) e CTS-ICMS (X41, sendo X, 0 no caso de mercadoria nacional, 1 para importada diretamente e 2 para estrangeira comprada no mercado interno.

Nota fiscal de retorno de conserto: só há incidência de impostos no caso de aplicação de novas peças no conserto. Deverá conter a natureza da operação, CFOP (5.916 para operações internas e 6.916 para interestaduais) e CST-ICMS (igual à de remessa para conserto).

Com relação aos impostos, se incidem ou não, aí vai depender do regulamento de cada Estado!


“Se você pensa que pode, ou pensa que não pode. Está sempre certo.” Henry Ford

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade