x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 665

lançamento de NF de entrada

JULIANA SILVA DOS SANTOS

Juliana Silva dos Santos

Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 09:54

Bom dia amigos!

Uma razão social nova, ainda sem funcionamento, estava recebendo algumas mercadorias referentes aos pedidos realizados para inauguração, no entanto, a empresa ainda não tinha o sistema fiscal instalado no estabelecimento, sendo que algumas mercadorias referente a uma nota precisou ser devolvida por conta de peça com defeito. A fabrica emitiu uma nova nota fiscal apenas com as mercadorias devolvidas com CFOP de devolução, ja que o estabelecimento comercial não teve como emitir uma nota de devolução de compra. A dúvida surge aí, ao dar entrada por XML na NF (onde consta algumas mercadorias devolvidas), o sistema importa tudo, inclusive as mercadorias devolvidas, o que fazer nesses casos?

ezequiel

Ezequiel

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 10:08

Bom dia Juliana Silva dos Santos,

Você terá que dar entrada da Nota Fiscal de Compra, a qual veio os produtos do Fabricante/Fornecedor, informando que o produto entrou no estoque.
Como foi a Fábrica que emitiu a Nota de Devolução você terá que lançar no livro de saída essa Nota Fiscal, informando que tais produtos saíram.

só se atente ao CFOP que terá que utilizar tanto no livro de saída quanto no livro de entrada.

“Se você pensa que pode, ou pensa que não pode. Está sempre certo.” Henry Ford
JULIANA SILVA DOS SANTOS

Juliana Silva dos Santos

há 7 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 12:23

Geórgia Beatriz Pereira

O Regime de tributação da empresa é do SIMPLES NACIONAL.

Ezequiel,

No sistema da empresa não tem livro de saída, existe apenas a possibilidade de dar entrada nas notas. No sistema da contabilidade eu irei lançar a nota de entrada e a de saída nos livros devidos. Mas a questão é que no sistema da loja, as mercadorias devolvidas constam no estoque e ao tentar zerar os produtos devolvidos o estoque fica negativo ao invés de zerado. Tentei dar entrada na nota que a fabrica tirou de devolução pra ver se as mercadorias ficavam corretas, mas não obtive resultado.

ELAINE FERREIRA DE MELO

Elaine Ferreira de Melo

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 7 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 12:32

Bom Dia!
Eu tinha essa mesma dúvida em relação a registrar notas de devolução de terceiros em minha escrituração... (nesses casos onde a empresa mesmo devolve)
Pois meu sistema sempre importava, e eu sempre achei certo. Pois escriturava as entradas, e como eles emitiam a nota de devolução eu tb registrava na saídas ( tipo entrou no estoque e saiu)... um dia lancei essa pergunta em um grupo do facebook e varias pessoas me falaram que isso é muito errado e que eu precisava me atualizar, porque não existia isso e tal... Agora que vi que o colega Ezequiel tem o mesmo pensamento que eu tenho, mais ainda não tenho certeza.

Atualize Contabilidade
(79) 99896-7231
@atualizecontabilidade15
JULIANA SILVA DOS SANTOS

Juliana Silva dos Santos

há 7 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 13:01

Elaine Ferreira de Melo

Também sempre tive esse mesmo pensamento, porém quando se trata de sistema fiscal da empresa (controle de estoque), eu já não sei se é o correto, pois essas mercadorias já foram devolvidas, se eu emitir uma nota de devolução agora ( nota de saída), vai ficar errado, pois as mercadorias já não estão mais no estabelecimento e não irão mais entrar na fabrica, pois já foram dado entrada anteriormente.

Leovando

Leovando

Bronze DIVISÃO 5
há 7 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 13:09

Juliana Silva,

Concordo com o pensamento do Ezequiel, agora você tem que vê com o programador do seu sistema a opção de dar baixa nesse estoque, pois para o Estado esse produto foi devolvido.

ezequiel

Ezequiel

Prata DIVISÃO 2 , Técnico Contabilidade
há 7 anos Terça-Feira | 28 novembro 2017 | 14:39

Porque o fornecedor emitiu a nota fiscal de devolução se a obrigação é sua?

Nesse caso como o sistema á falho para registrar a saída da mercadoria, você deve ter um escritório de contabilidade externo certo?

Você terá que por os produtos da nota fiscal de devolução como perda, e tirar a quantidade devolvida, e na contabilidade eles lançam a nota fiscal de devolução no livro de saída.

É o que estou imaginando que acontece ai! pois seu sistema deve ser somente pra controlar estoque e emitir nota de venda!

“Se você pensa que pode, ou pensa que não pode. Está sempre certo.” Henry Ford

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade