Inscreva-se CONBCON 2025
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 2.930

Tributação sobre Venda de Ações

Anna Paula

Anna Paula

Iniciante DIVISÃO 5 , Administrador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 30 novembro 2017 | 16:49

Boa tarde!

Poderiam me ajudar por favor? Estou com a seguinte dúvida:

Uma empresa no lucro presumido vendeu ações.
Na época que comprou valiam 13.450,00 e vendeu agora por 18.800,00. Ganho de 5.350,00.

Achei alguns materiais dizendo que eu devia tributar o IRPJ sobre o ganho, já outros dizem que devo tributar apenas se o valor total da venda fosse maior de 20.000,00. Qual é o correto?

Não achei nenhuma informação referente a CSLL. Tributo apenas em cima do ganho?

Obrigada!!

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2 , Advogado(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 1 dezembro 2017 | 22:29

Na época que comprou valiam 13.450,00 e vendeu agora por 18.800,00. Ganho de 5.350,00.

Achei alguns materiais dizendo que eu devia tributar o IRPJ sobre o ganho, já outros dizem que devo tributar apenas se o valor total da venda fosse maior de 20.000,00. Qual é o correto?

R- As vendas de ações adquiridas em Bolsa por pessoas físicas até 20mil estão isentas. Mas vendidas por pessoas jurídicas a tributação se dará pelo ganho, no seu caso, 5350,00 que será acrescido ao lucro presumido do período.

Não achei nenhuma informação referente a CSLL. Tributo apenas em cima do ganho?

Nem precisa, o ganho será acrescido ao lucro presumido e tributado à alíquota de 9,00%.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade