x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 323

Misael

Misael

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 7 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 14:21

Boa tarde!!

Cliente do Escritório me enviou um E-mail, me fazendo duas perguntas que até hoje eu nunca tinha pensado.

Ele queria saber por que a Alíquota no Simples Nacional de Serviços é maior que a de Comércio. (Sinceramente eu não sei)

E como era feito o calculo para se chegar na alíquota e por que. (Resposta só obtida pela Receita?)


Antes mesmo de eu entrar na área Contábil já existia a Tabela de Tributação do Simples Nacional e o que eu gostaria de saber é se existe resposta para essas dúvidas com embasamento.




Agradeço desde já!




Me desculpem por fazer vocês perderem o tempo, que já não é muito, para isso.

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 17:12

Misael, boa tarde.

Conforme o colega Márlus Mauri comentou, segue uma lógica da presunção do lucro.

A presunção do lucro para um prestador de serviço é maior do que a de um comércio, portanto, sua alíquota efetiva no SN é maior.

Em relação a como se chegou aos percentuais, é feito todo um estudo tributário envolvendo quantidade de empresas, atividade, porte, até mesmo localização, para se chegar aos % ali apresentados.

Claro, não temos como saber muito sobre o estudo realizado, pois se soubéssemos poderíamos já estar trabalhando junto ao CGSN (rs), mas é mais ou menos assim que funciona.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade