Boa noite Mauricio,
pela aquisição do veículo
Na DIRPF o veículo adquirido através de financiamento atende a duas situações:
1 - O Contrato de Financiamento possui cláusula de alienação fiduciária (veículo alienado à Instituição Financeira), e
2 - Não há clausula de alienação fiduciária no Contrato de Financiamento.
Em ambos os caso o veículo deverá constar da ficha "Declaração de Bens" do contribuinte.
Para o exemplo admitamos um veículo adquirido através de financiamento em 2007. As informações a serem prestadas na DIRPF de 2009/2008 seriam:
No primeiro caso, o valor a ser aposto na ficha "Declaração de Bens" será o total de parcelas pagas em 2007 no campo "Situação em 31/12/2007" e em 2008, no campo "Situação em 31/12/2008".
Nada deve constar na ficha "Dívidas e Ônus Reais", pois uma vez garantida pelo próprio objeto do financiamento, não existe a dívida.
No segundo caso, o valor que deve constar na ficha "Declaração de Bens" é o total do bem financiado (valor do financiamento) e na ficha "Dívidas e Ônus Reais" o total da dívida em 31/12/2007 e em 31/12/2008, pois a dívida existe e deverá diminuir o valor do bem quando analisada a Variação Patrimonial da Declaração.
pela venda do veículo
Na venda de veículo alienado, o contribuinte deve apurar o ganho de capital, mencionar na ficha "Declaração de Bens" o total das parcelas pagas em 2007 e das já pagas até a data da venda, e dar baixa do bem deixando o campo "Situação em 31/12/2008" em branco.
Na venda de veículo não alienado, o contribuinte deve apurar o ganho de capital, dar baixa na ficha "Declaração de Bens" mencionando (no histórico) a venda do bem deixando o campo "Situação em 31/12/2008" em branco.
Deve também dar baixa da divida assumida deixando (na ficha "Dividas e Ônus Reais) o campo "Situação em 31/12/2008" em branco.
Face ao exposto (a menos que ele não tenha pago nenhuma parcela do financiamento) o referido foi deve (sim).
Daí a necessidade de providenciar a baixa na DIRPF e apurar o ganho de capital mesmo havendo (se for o caso) a isenção do imposto de renda.
...