Rherison Jhones Davila da Silva
Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)Pessoal, tenho uma dúvida sobre tributos sobre criptomoedas, mais precisamente sobre permuta de criptomoedas.
No caso de permuta de criptomoedas temos que preencher o GCAP, calcular o ganho de capital e pagar o imposto de renda se o valor permutado for superior a 35 mil reais?
Exemplo: Uma pessoa adquiriu 1 unidade de bitcoin por 70 mil reais em janeiro. Em março trocou 0,7 desses bitcoins pela criptomoeda dash numa exchange (casa de cambio) estrangeira pela internet, recebendo 11 unidades de dash. Em outubro a pessoa trocou todas as suas 11 unidades de dash por 2 unidades de bitcoin, também pela internet utilizando uma exchange estrangeira, ficando portanto com um saldo final de 2,3 unidades de bitcoin e nenhuma dash.
Em novembro a pessoa então vende numa exchange brasileira 1,5 unidade de bitcoin por R$ 400.000,00 e continua com um saldo de 0,8 bitcoins.
Perguntas:
A pessoa precisa preencher o GCAP quando troca uma criptomoeda por outra (permuta), como ocorreu em março e outubro, ou somente quanto troca uma criptomoeda por reais, como ocorreu em novembro?
Se a pessoa tiver que preencher o GCAP na permuta entre criptomoedas, como fará isso já que a exchange estrangeira não tem CNPJ e o GCAP exige que informemos o CPF ou CNPJ do adquirente do bem.
Em outubro houve um ganho de capital, pois a pessoa trocou 11 dash por 2 bitcoins, sendo que adquiriu essas 11 dash por 0,7 bitcoins em março. Deve-se pagar imposto de renda nesta situação? Se sim, como calcular?