x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 2.776

Pagamento indevido de GPS do PRT Código 4135.

CARLOS LORENTZ DE BESSA

Carlos Lorentz de Bessa

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 5 janeiro 2018 | 10:13

Bom dia,
Um empresário procurou-me para tentar solucionar um problema: assim que saiu o parcelamento do PRT no início de 2017, calculou ele mesmo o valor do débito de INSS e gerou a GPS no código 4135 e efetuou o pagamento das parcelas (média de R$45.000,00 cada) de janeiro a março. Como não saiu a tão esperada CND, foi até à SRF e descobriu q todo o débito previdenciário está em dívida ativa na PGFN, os pagamentos não foram alocados e teve que fazer novo parcelamento pela PGFN e pagar a entrada novamente. Como os primeiros pagamentos não foram reconhecidos, estamos tentando a restituição ou compensação desse crédito, uma vez que não foi reconhecido e, segundo a Receita, não será pois se trata de uma modalidade diferente.
Como não é possível através do PERDCOMP , o pedido de restituição através de formulário resolveria? Algum dos colegas já passou por situação parecida?

Obrigado

Carlos L Bessa
Luiz Henrique A. Costa

Luiz Henrique A. Costa

Bronze DIVISÃO 2 , Gerente Administrativo Financeiro
há 6 anos Domingo | 21 outubro 2018 | 19:24

Prezado Carlos

Estou com uma situação muito parecida, também não consigo fazer a PERDCOMP pois o código não está disponível. Tentei fazer por formulário mas na primeira tentativa a RFB não aceitou o protocolo através da sua orientação padrão de que o caminho seria via PERDCOMP, vou tentar retornar a RFB ver se consigo protocolar o pedido via formulário.

Caso tenha conseguido resolver sua situação de alguma outra maneira, agradeço se puder compartilhar.

Atenciosamente

Luiz Henrique A. Costa

eliane mol

Eliane Mol

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 12 novembro 2018 | 15:49

Boa tarde, estou com mesmo problema. Não tem como fazer restituição via PerComp. Fui na Receita Federal e como a empresa é Lucro Presumido não aceita o pedido via formulário. Precisa criar processo entregues no formato digital ou em papel (nos casos de Recine e Declaração Simplificada de Importação - DSI), acompanhados do Read, gerado pelo SVA.. E encaminhar na receita para ser convertido em processo digital. E o pior, me disseram que este tipo de processo corre por anos.
Pior eu não consegui fazer o tal processo bem complicado.

Atenciosamente..
Eliane

Luiz Henrique A. Costa

Luiz Henrique A. Costa

Bronze DIVISÃO 2 , Gerente Administrativo Financeiro
há 6 anos Segunda-Feira | 12 novembro 2018 | 19:19

Prezada Eliane

Consegui a duas semanas fazer o protocolo via formulário, justifiquei que a recepção do pedido via formulário físico se aplicava por um erro/impossibilidade dos sistemas eletrônicos da própria receita, mas no meu caso é uma organização sem fins lucrativos. De fato para Lucro Presumido tem esse tramite de abrir processo eletrônico e validar os arquivos no SVA, que é bem complicado e chato de fazer.

Em relação a demora, também já preparei meu cliente para isso, o processo chegou a um departamento da RFB cujo prazo médio para resposta dos processos é de 258 dias, um verdadeiro absurdo!

Atenciosamente

Luiz Henrique A. Costa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade