Pascoal, boa tarde.
Colega, também não consigo te afirmar se a entrega dessa declaração você conseguirá fazer sem o certificado, pois eu aqui sempre faço utilizando a certificação digital.
Mas independente disso, tenho a solução para você.
Nós aqui também utilizamos o eCPF do contador proprietário. Porém, elaboramos para todo os clientes a procuração da RFB, que permite, pelo eCPF dele, transmitir declarações e fazer todo tipo de serviço no eCAC, por exemplo, por meio dela.
Realize a procuração por meio deste link. Você irá preencher primeiramente com os dados da empresa, depois com os seus dados.
Dai imprima em duas vias, pegue assinatura do seu cliente nas duas vias, reconheça firma da assinatura dele em uma via, junta com xerox autenticado do documento de identidade dele e um xerox simples do seu documento de identificação (terá que ser apresentado o original no momento) e protocole na RFB.
Normalmente no dia seguinte a procuração já está liberada e ai você pode acessar todos os serviços da RFB por meio do seu eCPF ativando a opção de procurador pela empresa do seu cliente, inclusive transmitir declarações DCTF, SPED...o que for, por meio dela.
"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."