x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 271

Efeitos tributários sobre ajustes em saldos contábeis

Antonio Fernando Coelho

Antonio Fernando Coelho

Bronze DIVISÃO 2 , Controller
há 7 anos Terça-Feira | 9 janeiro 2018 | 10:45

Bom dia a todos. Procurei o assunto no Fórum e não encontrei, então gostaria da opinião dos(as) nobres colegas. Iniciei a algumas semanas um trabalho de consultoria numa fábrica de metais (torneiras, válvulas, acessórios, etc) que é tributada pelo Lucro Presumido. Quando fui fazer uma revisão na contabilidade, me deparei com diversas contas – tanto ativas quanto passivas – com saldos errados, advindos basicamente dos saldos anteriores. Muitas contas não foram conciliadas no passado e hoje carregam “sujeiras” que comprometem o saldo final. Não existe conciliação que dê jeito, pois as sujeiras já vem de longa data.

Estou pensando em levantar os saldos corretos dessas contas – através de um levantamento em relatórios auxiliares – e ajustar por diferença, contabilizando os ajustes na conta “Lucros e prejuízos acumulados”, como Ajuste de Exercícios Anterior.

Minha preocupação está na tributação. Apesar do ajuste de exercício anterior não influenciar a tributação do exercício corrente, entendo que deva oferecer a tributação o saldo final destes ajustes para evitar problemas com o Fisco. Como vocês entendem isso?

E o efeito sobre os lucros já distribuídos? Ou quem sabe não pagar nenhum tributo e aguardar algum pronunciamento do Fisco?

Se for pagar IR e CSL, poderia talvez considerar como “ganho de capital”?

Teria que recalcular e pagar também PIS e COFINS?

Quem puder me ajudar, agradeço imensamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: