x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 439

Imposto de Renda - Previdência Privada

Luiz Mota

Luiz Mota

Iniciante DIVISÃO 1 , Engenheiro(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 18 janeiro 2018 | 15:11

Srs, boa tarde. Preciso tirar uma dúvida fundamental para tomar uma decisão à respeito do saque de um montante que tenho em uma previdência privada da empresa na qual trabalhava, porém 3 pessoas com as quais conversei até agora me deram respostas diferentes, que só aumentaram minha dúvida.
Eis o contexto: Acumulei (entre depósitos e rendimentos) uma quantia na Valia (previdência privada da Vale SA) que agora pode ser sacada como sai da empresa. O regime de tributação é a tabela REGRESSIVA e, conforme retorno da própria instituição quando os questionei, o modelo da previdência não se encaixa nem em PGBL nem em VGBL, por se tratar de um plano de previdência FECHADO. No ato do saque há um gordo desconto de IR pois contribuí pouco mais de 6 anos, porém preciso do dinheiro pois sai da empresa para estudar, ou seja, não pretendo ter renda alguma neste ano de 2018! Enfim, a dúvida é a seguinte:

Como não terei mais renda este ano, este imposto que será abatido no ato do resgate é passível de restituição quando fizer minha declaração em 2019, referente ao ano de 2018?

1) A instituição me falou que este imposto é definitivo, não é passível de restituição.
2) Porém uma contadora me garantiu que este imposto é restituível sim como qualquer outro imposto de renda e que, como não vou ter renda em 2018, no ano que vem consigo restituir boa parte deste imposto que está sendo descontado no ato do saque!

Entre perguntas e perguntas, a dúvida só faz crescer e parece que ninguém realmente tem certeza do que acontece!

Conto com o apoio de vocês e, desde já, obrigado pela atenção.

Att; Luiz Mota.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade