x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 4.472

Contador excluído do MEI em 2018 com efeitos só em 2019?

Ana Paula S

Ana Paula s

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 19 janeiro 2018 | 11:09

Bom dia a todos!

Fiz uma consulta tributária para fazer as alterações de contador mei a partir de janeiro de 2018, onde fui informada que em 2018 o contador pode continuar sendo mei, os impostos vão continuar sendo recolhidos como mei, o desenquadramento só deverá ser feito em 2019, e de que não há necessidade de fazer nenhuma alteração societária e nem tributária em 2018.

Mencionei a informação que consta no art. 5º da RESOLUÇÃO CGSN Nº 137, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2017 , que em 2018 o contador já não pode mais ser MEI, onde o consultor me informou que na resolução 94/2011 no art. 92 o desenquadramento de oficio só deverá ser realizado com efeitos a partir do 2º exercício subsequente.

O posicionamento da consultoria e de que a alteração só tem que ser feita em 01/01/2019.

Art. 5º Ficam suprimidas do Anexo XIII da Resolução CGSN nº 94, de 2011, as seguintes ocupações: ARQUIVISTA DE DOCUMENTOS, CONTADOR(A)/TÉCNICO(A) CONTÁBIL e PERSONAL TRAINER.

Art. 92. ...................................................................................
§ 3º ...........................................................................................
I – se determinada ocupação passar a ser considerada permitida ao SIMEI, o contribuinte que a exerça poderá optar por esse sistema de recolhimento a partir do ano-calendário seguinte ao da alteração, desde que não incorra em nenhuma das vedações previstas neste Capítulo; Links para os atos mencionados
II – se determinada ocupação deixar de ser considerada permitida ao SIMEI, o contribuinte optante que a exerça efetuará o seu desenquadramento do referido sistema, com efeitos para o ano-calendário subsequente, observado o disposto no § 4º. Links para os atos mencionados
§ 4º O desenquadramento de ofício pelo exercício de ocupação não permitida poderá ser realizado com efeitos a partir do segundo exercício subsequente à supressão da referida ocupação do Anexo XIII. (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 18-A, § 14)

Já entrei em contato com o SESCON e com o CRC SP, onde fui informada ainda não ter posicionamento sobre a questão.

Caros colegas, qual o entendimento de vocês se o efeito destas alterações entra em vigor em 2018 ou só em 2019 mesmo?

Ana Paula S

Ana Paula s

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 19 janeiro 2018 | 11:53

Bom dia Luciana Dias!

Obrigada pela resposta e desculpe pelo transtorno.

Eu cheguei a ler os outros tópicos sim, inclusive li que já tem colegas fazendo o desenquadramento em 01/01/2018, vi que tem colegas que informaram que estão aguardando posicionamento, vi um único colega comentando em uma das consultas que entendia que o efeito era em 2019. Li todo tópico postado em 11/12/2017, 13/12/2017 tanto de Exclusão dos Contadores do MEI , Contador não pode ser MEI e DESENQUADRAMENTO MEI, estou acompanhando desde 2017, como tive um parecer diferente hoje em 19/01/2018 cometi o erro e coloquei como tópico novo ao invés de continuar postando no tópicos mencionados acima e até em outras dúvidas para saber se algum outro colega tem esta informação que me foi passada hoje.

Mais aceito seu posicionamento e vou colocar esta informação que me passaram hoje para ver se outros colegas tem outro posicionamento sobre esta questão.

Atenciosamente,

Ana Paula

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade