Rubens Domingos Ferranti
Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Financeirono caso de uma industria, posso apropriar credito de pis e cofins da nota de honorários contábeis?? alguém faz isso ?
respostas 4
acessos 7.599
Rubens Domingos Ferranti
Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Financeirono caso de uma industria, posso apropriar credito de pis e cofins da nota de honorários contábeis?? alguém faz isso ?
Rayan
Bronze DIVISÃO 4 , Estagiário(a)Rubens, boa tarde.
O direito a crédito de PIS e COFINS está ligado ao conceito de insumos.
Os serviços contábeis estariam sujeitos a créditos apenas no caso de estarem relacionados ao produto/serviço prestado pela sua companhia para o próximo na cadeia de operações (no caso de indústria outra industria, um atacadista, varegista, revendedor,...).
Onde trabalho temos mais com empresas de serviços e um com ICMS, nenhuma delas tomamos crédito do PIS/COFINS.
Rubens Domingos Ferranti
Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) FinanceiroEntão, Rayan, esse negocio e bem complicado... porque no meu caso a empresa é uma industria, e o contador que ajuda a fazer os custos, definir a margens, ate definir o que compensa ou não a ser fabricado, por isso acho esse serviço esta ligado a produção, estamos tomando credito de PIS e COFINS, das notas dos honorários, sera que pode dar problema???
Rayan
Bronze DIVISÃO 4 , Estagiário(a) Então cara, eu vejo que você deve tomar crédito das matérias primas compradas, da energia utilizada, dentre outras coisas que estarão imputadas no produto final.
O serviço de contabilidade não é um custo que se tem, é uma despesa. Ele não está presente no produto final, é um serviço necessário para a empresa, sim, mas ele é utilizado como insumo? Claro que existem as exceções, por exemplo, a energia é uma despesa, no entanto é especificado na lei que é permitido o crédito sobre tais gastos.
Eu, pelo pouco que vejo, não arriscaria tomar crédito desses serviços. Agora, é uma interpretação minha. Você pode pegar lá a 10.637 (PIS) e a 10.833 (COFINS), sentar com seu contador e interpretar do modo mais amplo e manter esse pensamento de tomar o crédito, mas é preciso estar embasado.
Com essa crise no governo, todo tipo de arrecadação eles estão olhando com mais cuidado, então no futuro isso pode ter gerar restituição desses créditos tomados e com correção de juros ainda.
Rubens Domingos Ferranti
Ouro DIVISÃO 1 , Consultor(a) Financeiropior que vc ta certo.......kkkk
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade