Paula
Iniciante DIVISÃO 2Bom dia, fiz minha declaração de imposto de renda de 2015 e 2016, agora vi que o ultimo digito do meu Cpf esta errado. Como faço para corrigir? Será que vou ter que pagar alguma multa?
respostas 3
acessos 547
Paula
Iniciante DIVISÃO 2Bom dia, fiz minha declaração de imposto de renda de 2015 e 2016, agora vi que o ultimo digito do meu Cpf esta errado. Como faço para corrigir? Será que vou ter que pagar alguma multa?
José Carlos Alves França
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Paula, bom dia.
O sistema da Declaração do Imposto de Renda possui verificador do digito do CPF e CNPJ.
No momento em que digitou o seu CPF, que é a primeira informação solicitada pelo sistema quando inicia o preenchimento da declaração, apareceria a seguinte mensagem: "Número de inscrição no CPF inválido".
Assim, o sistema da declaração não permitiria que continuasse o preenchimento.
Para que os colegas possam ajudar, verifique novamente as informações e se for o caso, especifique o problema com mais detalhes, a ficha ou o campo onde o CPF foi digitado.
Paula
Iniciante DIVISÃO 2Boa tarde Jose Carlos,
não aparceu essa mensagem "Número de inscrição no CPF inválido" e preenchi e transmiti a declaração sem nenhum erro.
O erro de CPF foi na ficha, sendo assim, quando consulto restituição de IR, apresenta que não há nenhuma declaração no banco de dados.
José Carlos Alves França
Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)Paula, boa tarde.
A probabilidade deste evento ocorrer é quase impossível, mas infelizmente como informou, aconteceu contigo.
É como se você não tivesse entregue a declaração e para este caso nem cabe a retificação, pois não consta a sua declaração no banco de dados da Receita Federal.
Se entregar novamente a declaração com o CPF correto, haverá a multa por entrega em atraso. Essa multa varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido por declaração.
Recomendo que vá a uma unidade da Receita Federal, levando as declarações e seus documentos de identificação para verificar a possibilidade de corrigirem este problema.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade