x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 5.212

Doação de Pessoa Jurídica para Pessoa Física

Leandro

Leandro

Iniciante DIVISÃO 1 , Professor(a) Universitário
há 7 anos Segunda-Feira | 26 fevereiro 2018 | 11:15

Olá, pessoal.

Após realizar várias buscas na Web e não encontrar respostas, encontrei este fórum e serei muito grato se puderem me ajudar.

Quero transformar um projeto em negócio social, porém ainda não consegui um esclarecimento sobre a tributação e operação legal desse negócio.

Resumidamente:
A empresa venderá um produto e a receita será usada para apoiar projetos de pessoas físicas, após a dedução das despesas da empresa.

Sei que haverá tributação sobre a venda, obviamente. Também sei que não é uma doação como de crowdfunding, porque há um benefício ao comprador, que é o próprio produto. Vale esclarecer que o comprador do produto NÃO terá nenhum benefício sobre os projetos apoiados.
Ou seja, esse negócio que estou criando NÃO é crowdfunding.

Porém, como posso transferir o dinheiro arrecadado nas vendas para as pessoas físicas que estão desenvolvendo projetos?
A empresa pode fazer uma doação para pessoa física? Se sim, incide ITCMD?
Caso não seja uma doação, como posso fazer?

Muito obrigado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade