x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 2.496

Dúvida - PIS e Cofins não Comulativo

Gabriela Freire

Gabriela Freire

Iniciante DIVISÃO 2 , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2009 | 10:05

Caro colegas contadores e contabilistas,

Estou com uma dúvida que deve ser simples, porém é devida a minha pouca experiência na área. Em 2010 irei assumir a contabilidade de uma empresa lucro real, obviamente com o pis e o cofins não cumulativos. creio que a contabilização correta seria essa:

Compra de mercadorias: 100,00 R$ de crédito de cofins
D-Cofins a compensar(AC)
C-Estoque de mercadorias(AC) 100,00

Venda de mercadorias: 150,00 R$ de débito de Cofins
D-Cofins (Res)
C-Cofins a Recolher(PC) 150,00

Pagamento posterior do imposto: 50 R$
D-Cofins a Recolher(PC)
C-Caixa(AC) 50,00

Porém minha dúvida não é quanto a contabilização. Minha dúvida é a seguinte: Na DRE, para determinação do Lucro que será tributado com IRPJ e CSLL, o que entra é os 150 R$ da despesa que eu tive (saldo da conta de resultado "cofins") ou os 50R$ que foram pagos? Agradeço se alguem me ajudar.

Obrigada

Ana Souza

Ana Souza

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2009 | 13:23

baixei a versão 1.4 da dctf para enviar o 1o semestre de 2009, mas não estou conseguindo transmitir, a versão 2009 do receitanet não aceita como faço pra transmitir?

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2009 | 15:55

Boa tarde Gabriela,

A resposta à seu questionamento está na própria demonstração elaborada por você.

Note nela que a única conta que envolve as de Resultado é "D-Cofins (Res)" indicada por você. Logo, o valor que fará parte da Demonstração de Resultado do Exercício - DRE será R$ 150,00 referente a despesa de COFINS incidente sobre a Receita de Venda.

Por oportuno, deixe-me lembrá-la que o Fórum é um serviço inteiramente gratuito, portanto respostas à seu questionamento dependem unica e exclusivamente da boa vontade e do tempo disponível de quem pretender orientá-la.

Descabida (portanto) a "cobrança" traduzida pela insistência de acima. É contra a 16ª Regra elencada entre as Regras do Fórum

...

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 24 setembro 2009 | 17:25

Boa tarde Gabriela,

Você não deve desculpas nem à mim, nem à ninguém do Fórum.

O "alerta" que lhe dei deve servir unicamente para evitar que você volte a solicitar urgência e que - por causa disto - não obtenha a resposta desejada.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade