Fabiane Santos
Iniciante DIVISÃO 2 , Administrador(a)Bom dia a todos!
Estou com uma enorme dúvida, pois até então não tinha ideia do problema gerado.
Minha mãe tem uma empresa (ME), e é apenas eu, ela e meu marido. Sem saber que não podia, eu transferia o valor das entradas da empresa para minha conta pessoa física, e de lá fazia as compras para a empresa (é uma lanchonete), pagava INSS da socia (minha mãe), recolhia Imposto (Simples) ... Fazia tudo isso devido a facilidade que ja tinha de acessos online do meu banco e sem pensar nas complicações. Isso ocorreu de abril /2017 á janeiro / 2018, o total de entradas somando todos os meses foi de 104.000,00.
Só tomei conhecimento desse problema, quando participei de um curso de 12 horas no Senac, informando noções sobre contabilidade. E agora estou muito receosa de ser chamada pela Receita Federal para justificar essas movimentações em minha conta pessoa fisica.
Minhas duvidas são: Com essas movimentações atipicas e não declaradas em minha conta corrente, corro o risco de ser chamada pela Receita Federal ? Caso sim, apresentar o extrato bancário (justificando a origem) e o meu extrato com as notas de compras que ocorreram para a empresa, seriam provas validas? Ou nesse caso eu teria que pagar multa?
Desde já agradeço a todos que possam me esclarecer essas duvidas.