x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 377

Decalaração IR de valor doado ou antecipado

Vinícius Mattaini

Vinícius Mattaini

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Contabilidade
há 7 anos Segunda-Feira | 5 março 2018 | 17:52

Amigos contadores,

Meu irmão realizou a entrada de um apartamento para mim e para a minha namorada. Deu 100 mil reais de entrada, e mais 44 mil que ele deposita em minha conta em parcela de 4 mil para realizar o pagamento de umas parcelas do imóvel. Esse valor, 144 mil, refere-se a casa dos meus pais, que é herança nossa (Minha e do meu irmão). Meu irmão adiantou esse valor pra mim como se fosse uma antecipação, e quando essa casa for vendida, devolverei a ele. Esse apartamento foi comprado em construção, e ainda não converteu o financiamento para alienação fiduciária. Hoje, recebi um informe da construtora, informando os valores de IR. Metade meu, e metade da minha namorada. O apartamento foi comprado no nome dos dois (EU e minha namorada). A pergunta é: como informar esses valores na declaração de IR 2018? Eu deveria informar como doação do meu irmão pra mim, mesmo que eu vá devolver depois? E com relação a minha namorada? O meu irmão pagou os boletos da conta dele, e tenho recebido as parcelas de 4 mil em minha conta para pagar os outros boletos futuros. Como declarar esse montante? Tenho muitas dúvidas quanto a isso. Poderiam me ajudar?

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 7 março 2018 | 21:07

Vinicius:

1º Seu irmão emprestou o dinheiro para voce e sua namorada.
Ambos fazem declaração( em separado ) informando que devem para o Fulano, cpf x o percentual que cada um recebeu.

2º Seu irmão lança na declaração de bens que tem crédito com FULANO, cpf x , o valor efetivamente pago até 31/12/2017 (no caso com voce)
e lança na declaração de bens que tem crédito com FULANA, cpf x, o valor efetivamente pago até 31/12/2017 (no caso com sua namorada)

Então voces (individualmente) estão tendo origem de numerário para comprarem o apartamento.

NA DECLARAÇÃO DE BENS - lançamentos individualizados:
NA SUA:
50% do imóvel da Rua X, nº , apto x, etc...... adquirido em sociedade com FULANA, CPF x, tendo pago no total
144.000,00 e minha parte 72.000,00 (apenas estes 72.000,00 constam em 31/12/2017)

NA DA NAMORADA:
50% do imóvel da Rua X, nº , apto x, etc...... adquirido em sociedade com FULANO, CPF x, tendo pago no total
144.000,00 e minha parte 72.000,00 (apenas estes 72.000,00 constam em 31/12/2017)

Não há necessidade de lançar "emprestimo do meu irmão para compra do apto..."

e não mencionar que comprado em sociedade com "minha namorada"

Qualquer duvida favor postar novamente.

sds
Jose Bezerra

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade