Vinícius Mattaini
Iniciante DIVISÃO 2 , Analista ContabilidadeAmigos contadores,
Meu irmão realizou a entrada de um apartamento para mim e para a minha namorada. Deu 100 mil reais de entrada, e mais 44 mil que ele deposita em minha conta em parcela de 4 mil para realizar o pagamento de umas parcelas do imóvel. Esse valor, 144 mil, refere-se a casa dos meus pais, que é herança nossa (Minha e do meu irmão). Meu irmão adiantou esse valor pra mim como se fosse uma antecipação, e quando essa casa for vendida, devolverei a ele. Esse apartamento foi comprado em construção, e ainda não converteu o financiamento para alienação fiduciária. Hoje, recebi um informe da construtora, informando os valores de IR. Metade meu, e metade da minha namorada. O apartamento foi comprado no nome dos dois (EU e minha namorada). A pergunta é: como informar esses valores na declaração de IR 2018? Eu deveria informar como doação do meu irmão pra mim, mesmo que eu vá devolver depois? E com relação a minha namorada? O meu irmão pagou os boletos da conta dele, e tenho recebido as parcelas de 4 mil em minha conta para pagar os outros boletos futuros. Como declarar esse montante? Tenho muitas dúvidas quanto a isso. Poderiam me ajudar?