x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 2.773

DIRPF 20118 - Como declarar uma construção de imóvel rural cujo terreno não esta Legalizado.

Kátia Regina dos Santos Citro de Godoy

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 11:47

Bom dia colegas,

Tenho um cliente que esta construindo uma residencia em um terreno rural, ele possui todas as notas fiscais de compras dos materiais, só que na sua declaração de IR anterior o terreno não estava declarado.

Ele alegou que não declarou pois ele não tem a documentação legalizada do terreno, só tem o contrato de compra e venda que foi assinado e reconhecido firma em cartorário.

Eu posso retificar as declarações anteriores incluindo a aquisição desse terreno rural através desse contrato assinado ?

Pois vou declarar a construção no ano de 2017 e declarar o terreno em 2017 também , quando do ano da finalização do imóvel rural, eu abro o campo casa e faço a junção depois do habite-se.

Seria isso mesmo? Alguém poderia me ajudar ?

Att,

THIAGO R J DA SILVA

Thiago R J da Silva

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 15 março 2018 | 15:50

Boa tarde,
Como ele não havia declaro o terreno terá que retificar as declarações anteriores colocar todas as informações do contrato de compra e venda.
Referente a construção como seu cliente tem documentação deve-se declarar a construção separado do terreno pois o terreno ainda não tem a escritura , depois de quitado e sair a escritura ae sim você poderá fazer a junção na declaração .

At,

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Contabilidde
há 7 anos Quarta-Feira | 25 abril 2018 | 08:01

Bom dia Thiago Reginaldo Jorge da Silva ,

Tenho um cliente que tem um lote de 1.050,00 m2, ele construiu um galpão e ja finalizou, na declaração dele esta correta, terreno e construção separadas, agora estou na duvida o que faço, pois o galpão construído foi de 630,00m2, eu dou baixa total do terreno e construção abro o item 3-Galpão e registro tudo, mesmo sendo a área construída menor que o terreno ?

Vode poderia me ajudar?

Att,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade