Andre
Bronze DIVISÃO 4 , Administrador(a)Boa noite!
Dúvida 1:
É obrigatório o envio da DIRF informando as retenções na fonte referente às retiradas prolabore? Mais, até que isso informando os rendimentos tributáveis recebidos pelo administrador ainda que não tenha alcançado o valor necessário para retenção de IR?
No ano de 2017 foram feitas retiradas mensalmente todas inferiores a 6000 reais, sendo que algumas demandaram ercolhimento na fonte de IR e outras não.
Dúvida 2:
Consideremos que é sim obrigatório o preenchimento da DIRF informando os rendimentos tributáveis recebidos como prolabore independentemente de o valor recebido ter atingido o valor para recolhimento de IR.
Nesse caso temos um pequeno problema, pois, pelo que verificamos no manual do DIRF os lançamentos dos rendimentos recebidos e recolhimentos feitos devem ser realizados pelo regime de caixa ainda que a empresa utilize o regime de competência.
O problema decorre do fato de o contador anterior ter enviado a DIRF calendário 2016 informando os valores pelo regime de competência e não o de caixa como seria esperado.
Há como corrigir isso de forma a que a DIRF calendário 2017 esteja coerente com o regime de caixa? Ou o melhor daqui por diante é continuar lançando os valores de acordo com a competência?
Se for melhor continuar no erro e lançar pelo regime de competência nossa idéia é passar tanto a pagar o prolabore quanto os impostos ainda dentro do mês de competência para que coincida com o regime de caixa.
Desde já obrigado por qq ajuda.
Att.,