x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 2.292

Declaração reforma/ampliação imóvel - Imposto de Renda 2018

Angelo

Angelo

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Administrativo
há 6 anos Domingo | 25 março 2018 | 16:16

Boa tarde a todos!

Comprei uma terreno no início de 2012 e construí 57 m2. O valor utilizado para a compra e construção foram financiados.
Dessa forma, sempre lancei o valor amortizado da dívida na declaração de imposto de renda. Atualmente o valor do imóvel é de R$ 50 mil na declaração de imposto de renda.

Porém de 2012 para cá, realizei várias reformas e ampliações no imóvel o que soma aproximadamente R$ 200 mil e não declarei com reforma ou ampliação do imóvel, visto que ainda não terminei a casa completamente.

Como não regularizei os lançamentos nas declarações passadas e estou regularizando a planta na prefeitura somente agora, como faço para ajustar o valor do imóvel nas declarações de imposto de renda dos exercícios anteriores de forma a alcançar o valor gasto no imóvel até o momento?

Obs.: Possuo todas as notas fiscais de compra de produtos e recibos desde o início da construção.

Desde já agradeço por qualquer ajuda.

Abraço

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 6 anos Domingo | 25 março 2018 | 20:36

Angelo, boa noite.

Deverá retificar suas declarações anteriores para incluir as benfeitorias realizadas no imóvel, ano a ano. Deverá comprovar capacidade patrimonial para gerar tais acréscimos.

Até sugiro montar planilha em excel, demonstrando os investimentos mês a mês, totalizando por ano, já que se eventualmente alienar o imóvel, essas informações serão solicitadas dessa forma no Demonstrativo de Ganho de Capital.

Por fim, nunca é demais lembrar que os documentos da ampliação não prescrevem em 5 anos, ou seja, deverão ser guardados enquanto possuir o bem.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Angelo

Angelo

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 26 março 2018 | 21:13

Boa noite, Hugo Ribeiro!

Muito obrigado pelas explicações.

Talvez possa me ajudar em mais um ponto. As declarações de 2013, 2014 e 2015 para ajuste eu não as tenho, pois foram feitas por terceiros. Há alguma forma em que possa obter essas informações para ajuste diretamente nos programas da Receita Federal ou qualquer outro meio digital? E caso não, o que fazer para obtê-las.

Grato.

Angelo

MARILIA RAMOS

Marilia Ramos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 4 abril 2018 | 23:18

Boa noite pessoal!

Estou com uma dúvida:
Ao realizar a conferência entre o endereço constante na escritura do terreno e o do IPTU, eles estão totalmente diferentes.
O cliente informa que existe essa divergência na prefeitura. Qual endereço coloco nas informações do bem?
Outra coisa é que foi realizada no terreno a construção de uma casa, mas não tem habite-se ainda para averbar no cartório. Neste caso continuo mantendo como terreno?

att,,,

Marília Ramos

Marilia Ramos
E-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.