x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 3.813

IRPF 2018 - natureza da ocupação

Raul Oliveira

Raul Oliveira

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 7 anos Quarta-Feira | 28 março 2018 | 11:18

Bom dia!!!
Estou com uma dúvida no IR. Minha cliente é Engenheira Agrônoma, ela é Professora contratada de uma empresa que presta serviços pro estado e Bolsista num centro federal de pesquisas. A dúvida é essa: ela recebe mais como bolsista, então a natureza da ocupação vai ser bolsista?

HELENA MARIA DA COSTA SILVA

Helena Maria da Costa Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Não Informado
há 7 anos Quarta-Feira | 25 abril 2018 | 17:27

Oi Raul também estou com essa dúvida. Qual ocupaçaõ escolher, tenho um caso de um aposentado e que esta trabalhando. Alguem poderia ajudar, como faz pra escolher qual ocupação. Pelo valor recebido ou pela ocupação mais antiga

Douglas Jr.

Douglas Jr.

Prata DIVISÃO 4 , Analista Fiscal
há 7 anos Quarta-Feira | 25 abril 2018 | 17:57

olá Adriana,

Os empréstimos efetuados a empresa devem ser informados na ficha Bens e Direitos no item 51 - Crédito decorrente de empréstimo.

Os juros recebidos por ocasião do pagamento do empréstimo são tributados exclusivamente na fonte pela pessoa jurídica tomadora do empréstimo, sendo neste caso informados na ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva no item 12 - Outros.

Cabe destacar que a ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis e a ficha Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva são visualizadas em duas abas “Rendimentos” e “Totais”.

a) na aba Rendimentos somente estarão disponíveis para visualização os valores dos rendimentos preenchidos pelo contribuinte.

b) na aba Totais estarão disponíveis para visualização tanto os rendimentos preenchidos pelo contribuinte como os importados de outras fichas ou Demonstrativos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade