Lucas
Iniciante DIVISÃO 2 , Proprietário(a)Boa noite Pessoal!
Tenho tentado buscar informações mas nunca fica claro para mim a situação que tenho em meu comércio.
Preciso muito da ajuda e da experiência de vocês. Qualquer informação será muito bem-vinda.
Vamos lá:
Eu e minha esposa abrimos um comércio de produtos naturais. Estamos sempre buscando novos produtos e fornecedores para inovarmos em nossa pequena loja.
Estamos localizados no interior do RJ e lidamos com fornecedores de MG, SP, RJ, SC, RS, BA
Muitos dos produtos vem com ST na Nota fiscal e que são somados ao valor final do boleto que será pago ao nosso fornecedor.
Algumas Notas Fiscais recebemos com um comprovante de pagamento do recolhimento da Substituição por parte do nosso fornecedor.
Dúvidas:
1 - Como pagamos pela Substituição Tributária no boleto devemos levar em consideração esse valor para o preço de venda?
2 - Se a Substituição Tributária é o ICMS recolhido na fonte, então todos os meus fornecedores tem que me enviar o comprovante que eles pagaram pela ST que teoricamente estou pagando durante a compra também?
3 - Li em alguns lugares que é possível deduzir as STs já pagas na hora da geração do DAS. Essa informação procede? Com que dados e informações devo fornecer ao meu Contador para que esses descontos sejam feitos? Se por acaso eu não obtive descontos no meu DAS em um ano de loja eu consigo obter referente as notas antigas?
4 - Para cadastro dos produtos com ST devemos usar qual código de tributação no sistema? 102 ? e para os que não incidem ST usamos 500?
5 - Vocês me indicam algum curso de "contabilidade para comércio" ou algo do tipo?
Agradeço muito pela atenção desde já. Eu não estou tendo suporte algum do meu contador infelizmente.