x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 10.257

Parcela Isenta para maiores de 65 anos com duas fontes

Visitante não registrado

há 7 anos Quarta-Feira | 4 abril 2018 | 14:29

Boa tarde,

Tenho um cliente que possui duas fontes pagadoras o INSS e o SPPrev, comando-se os dois rendimento ultrapassa R$ 40.000,00 no os mesmos vem como parcela isenta. Mesmo tendo a parcela isenta e o restante não atingir o teto de obrigatoriedade de R$ 28.559,70, estou obrigado a fazer a declaração devido aos rendimentos isentos ultrapassarem R$ 40.0000,00, mesmo vindos de aposentadoria e sendo a única fonte de sobrevivência?

Pedro

Pedro

Bronze DIVISÃO 3 , Apontador(a)
há 7 anos Sábado | 7 abril 2018 | 16:44

Peço licença e gentileza para aproveitar o tópico (Parcela Isenta para maiores de 65 anos) já aberto.

Por favor estou declarando corretamente ?

65 anos completados em junho 2017.
Rendimentos INSS (parcela isenta por 65 anos ou mais) ........................................................15.231,84
Rendimentos beneficio previdência privada (parcela isenta por 65 anos ou mais) ................ 9.900,00(aprox)

Declarei ambas isenções e na verificação da declaração acusou isenção superior limite 24.751,74.
Exclui o excedente (380 aprox.) dos rendimentos isentos e registrei o mesmo valor(380 aprox) como tributável

Na verificação da declaração .......... deu como ok .... sem erros.

Agora descobri que a isenção(não é bem assim) não conta só o ano de aniversário e sim dá inicio no mês que se completa 65 anos!!!!
Então refiz ; agora utilizando como isenção( na parcela isenta por 65 anos ou mais) somente 15.231,84( ou seja ... R$ 1.903,98 X 8 meses = 15231,84).

1 - Está correto declarar só 15.231,84 mesmo ????
2 - Caso sim ; porque o programa já sabendo minha data de nascimento não prevê essa situação ,o que nos induz a errar na declaração ?

Agradeceria ajuda

Muito grato
PEDRO

raimundo pereira da costa

Raimundo Pereira da Costa

Prata DIVISÃO 4 , Consultor(a) Contabilidade
há 7 anos Domingo | 8 abril 2018 | 22:14

Fábio Nogueira boa noite,

Tenho alguns casos iguais ao seu e costumo declarar, porque está em algumas das condições que precisa declarar: rendimentos acima de R$ 40.000,00. Não conheço nenhum caso que a Receita Federal tenha intimado por não ter declarado, mas na dúvida......Lembrando que o sistema só vai aceitar o limite de isenção que é R$ 24.571,74, o restante terá que lançar em "rendimentos tributáveis".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade