Aurelio Diovani Gomes
Iniciante DIVISÃO 4 , Assistente ContabilidadeBom Dia,
Minha dúvida surge em relação a uma empresa, de economia mista, uma rádio municipal, com CNPJ e personalidade jurídica próprios, tributada no lucro real, com base na contabilidade comercial, porém auditada pelo tribunal de contas do estado. Eis que essa empresa possui um considerável valor em débito junto a receita federal, o que mensalmente era atualizado seu saldo sempre majorando, ou seja, gerando uma variação monetária passiva e consequentemente prejuízo a entidade, pois as variações são consideradas despesas, segundo entendimento e normativas contábeis. Porém, no último mês de março, o saldo do débito diminuiu, ou seja gerou uma variação ativa, devidamente contabilizada como receita e gerando consequentemente lucro a empresa. Nossa dúvida diz respeito a:
01) meu entendimento em relação a variações ativas e passivas enquadradas como receitas e despesas, respectivamente, está correto?
02) caso sim, e gerando o lucro apurado, qual a legislação ou melhor, quais os tributos incidentes sobre o lucro já que a empresa é de economia mista?
03) o enquadramento contábil desta empresa está correto ou deve migrar para a contabilidade pública já que é auditada pelo TCE?
Sem mais para o momento agradeço desde já a compreensão dos colegas e peço desculpas pela ignorância, mas prefiro perguntar dez vezes do que errar uma.
Atenciosamente
Aurélio D Gomes.:.