x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 7

acessos 1.898

Como funciona a sistematica de compensação?

Roberto S. pinto

Roberto S. Pinto

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 5 outubro 2009 | 21:29

Prezados(as) Amigos(as),

Estou com dificuldades para encontrar uma solução para um problema:
Recolhemos indevidamente um IRPJ no mes de abril de 2005. A forma de tributação era Lucro real anual. Vinhamos levantando balancetes mensais de suspensão e a empresa estava apresentando prejuizos. Por uma falha, foi emitido uma darf de irpj ref. abril/2008 e pago. Somente no mês de outubro a empresa apresentou lucro e compensamos o valor pago indevidamente ref. abril.
Agora a per/dcomp da epoca não foi homologada. Pelo que entendi, o valor pago indevidamente deveria compor o saldo negativo (apuração anual) do exercicio e não ter sido compensado diretamente como recolhimento indevido.
Agora como demonstrar isso?
Na DIPJ ficha 11 não consigo demonstrar esse pagamento indevido. Se informo apenas na ficha 12a no campo 18 (imposto de renda pago por estimativa) não irá fechar o imposto de renda a pagar de ambas fichas.
Na DCTF também não consigo demonstrar esse recolhimento indevido
Se faço a per/dcomp como recolhimento indevido a receita não aceita.
Como proceder? Como recuperar esse pagamento indevido?

agradeço quem puder colaborar

att

Roberto

Sandra Regina da Silva

Sandra Regina da Silva

Prata DIVISÃO 2
há 15 anos Sexta-Feira | 9 outubro 2009 | 16:37

Oi Roberto

Tive um caso que fiz o per/dcomp como pagto a maior e a RF rejeitou pois era saldo negativo, mas no meu caso o recolh. em questao foi correto na epoca, pois o balancete mensal apresentou lucro, e somente no final do ano é que se apurou prejuizo, ficando assim o valor pago como saldo negativo.
Agora se entendi bem o seu caso, parece que foi pagamento indevido mesmo, precisa de confirmar isso...

att

Sandra

Roberto S. pinto

Roberto S. Pinto

há 15 anos Segunda-Feira | 12 outubro 2009 | 15:41

Olá Sandra,

isso mesmo...

foi um pagamento indevido e a receita não aceitou a per/dcomp. Fiquei sem saber como resolver...o pagamento a menor que fizemos utilizando a per/dcomp podemos pagar a diferença, mas aí é que está a grande dúvida...se a receita não aceita uma per/dcomp, como é que vamos recuperar esse valor? na dipj não tem campo para lançar isso e apurar como saldo negativo.

agradeço

att

Sergio

Sandra Regina da Silva

Sandra Regina da Silva

Prata DIVISÃO 2
há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 11:00

Bom Dia Roberto,

a RF nao aceitou o Per/Dcomp como pagamento a maior, mas vc poderia retifica-la e colocar como credito de saldo negativo , já verificou essa possibilidade?
Foi o que fiz no caso que te citei anteriormente...

abraços

Sandra

Roberto S. pinto

Roberto S. Pinto

há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 11:48

Bom dia Sandra,

pois é...já pensei nisso, porém não tem como eu constar na ficha 11 da dipj. Dá para incluir o valor na ficha 12a, porém não irá fechar com a ficha 11...não sei se tem problema isso ou não...

Obrigado novamente

Att

Roberto

Sandra Regina da Silva

Sandra Regina da Silva

Prata DIVISÃO 2
há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 16:46

Oi Roberto,

acho que nao estou entendendo sua questao, o que vc quer colocar na ficha 11 ou 12 ? a compensaçao?
acho que nao informa a compensaçao nao, me explique como vc tá pensando em colocar na ficha

abraço

Sandra

Roberto S. pinto

Roberto S. Pinto

há 15 anos Terça-Feira | 13 outubro 2009 | 22:40

Oi,

na ficha 11 seriam os pagamentos antecipados (devido meses anteriores) porém não houve..
na ficha 12 seriam os pagamentos por estimativa, que a meu ver deveriam fechar com a ficha 11

abraços

Roberto

Sandra Regina da Silva

Sandra Regina da Silva

Prata DIVISÃO 2
há 15 anos Quarta-Feira | 14 outubro 2009 | 09:09

Bom Dia Roberto,

agora acho que entendi, nao tive esse problema pq no meu caso realmente era saldo negativo, aí fechava na declaraçao,
agora no seu caso alguma informaçao no per/dcomp fez a RF rejeitar, mas acho que é pagamento a maior mesmo. Eu tentaria questionar com alguem da RF pra ver como vc provaria que é pagamento indevido e nao saldo negativo.
Se puder, me dê notícias da soluçao que encontrar...

abraço

Sandra

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade