x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 13.714

Como declarar conta de pagamentos (NuConta) no IRPF 2018

Alisson Porto

Alisson Porto

Iniciante DIVISÃO 3 , Engenheiro(a)
há 7 anos Quinta-Feira | 19 abril 2018 | 23:18

Olá pessoal,

gostaria de saber se poderiam me ajudar a esclarecer uma dúvida, por gentileza. Eu tenho uma NuConta, que é uma conta de pagamentos na fintech Nubank. No informe de rendimentos, os rendimentos desta conta estão classificados como "Rendimentos sujeitos à tributação exclusiva". Gostaria de saber como declarar essa conta corretamente na declaração de imposto de renda 2018.

Grato pela ajuda

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 7 anos Sexta-Feira | 20 abril 2018 | 20:13

Rendimentos sujeitos a tributação exclusiva/definitiva estão classificados em 4 tipos de rendimentos (o programa abre estas abas):
06 - 10 - 11 ou 12

Pede: se o beneficiário é o titular ou dependente

CNPJ da fonte pagadora (normalmente com o CNPJ abre o nome da fonte )

e

o valor do rendimento.

É só efetuar o preenchimento.

sds
José Bezerra

Alisson Porto

Alisson Porto

Iniciante DIVISÃO 3 , Engenheiro(a)
há 7 anos Domingo | 22 abril 2018 | 21:28

Obrigado pela resposta. E com relação à seção de "Bens e Direitos", eu tenho que declarar essa conta nesta seção também, correto? Neste caso, eu devo declará-la na mesma categoria de uma conta corrente (Código 61 - Depósito bancário em conta corrente no país) ? Ainda estou com essa dúvida, pois a NuConta é classificada como uma conta de pagamentos, e não há essa categoria na lista de códigos.

Grato novamente

Jefferson Ferricelli

Jefferson Ferricelli

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Sistemas
há 6 anos Quinta-Feira | 7 março 2019 | 09:52

Olá Alisson, sei que a postagem é antiga mas para declarar veja abaixo:

1) "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/definitiva”.
-No primeiro item, Tipo de Rendimento, selecione a opção “Rendimentos de aplicações financeiras”.
Preencha os outros itens:
-Tipo de Beneficiário e Beneficiário: este campo é preenchido pelo software da Receita quando você seleciona se é o Titular ou o Dependente.
-CNPJ da Fonte pagadora: insira os dados do Nubank (Nu Pagamentos S.A.) que vêm no informe de rendimento
-Valor: insira o valor “Rendimentos Líquidos” que consta no seu informe de rendimentos enviado por e-mail. O rendimento líquido é o rendimento dos valores resgatados, menos os impostos.

2) "Bens e direitos”
-Selecione o item “Aplicação de Renda Fixa (CDB, RDB e outros)”
-Localização (país) é o Brasil.
-CNPJ: insira o CNPJ do Nubank (Nu Pagamentos S.A.) conforme enviado no seu informe de rendimentos
-Discriminação: Conta de Pagamento
-Situação em 31/12/2017 e Situação em 21/12/2018: preencha com as informações enviadas no seu informe de rendimento. É importante lembrar que esse valor é diferente do que o que você vê no seu aplicativo. No app, mostramos o saldo (valor depositado + rendimentos). Neste campo do IR, é preciso informar somente o valor depositado. É este o valor que enviamos no seu informe de rendimentos.

Fonte:
https://blog.nubank.com.br/como-declarar-nuconta-no-imposto-de-renda/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: