Diogo
Iniciante DIVISÃO 5 , Administrador(a)Bom dia pessoal. Estou com um probleminha e gostaria da ajuda de vocês, é o seguinte:
Eu tenho uma conta bancária no BB e hoje trabalho com prestação de serviços de TI para empresas e pessoas físicas. Infelizmente por ignorância, nunca busquei informações pertinentes a qualquer tipo de declaração de impostos, e semana passada um gerente do BB me ligou pedindo que eu fosse urgente a minha agência para atualizar meus dados que não estavam compatíveis com os meus recebimentos, e pediu que eu levasse a declaração do imposto de renda. Mas ai está a minha maior preocupação, como já disse, nunca declarei imposto algum.
Minha maior preocupação é porque utilizo minha conta para receber pelos meus serviços de TI, e desde o ano passado um amigo meu pediu para ficar depositando os valores recebidos da maquineta de cartão dele, direto na minha conta, e eu sem ver problemas nisso, aceitei, o que terminou aumentando muito meus recebimentos mensais em conta. Enfim, ano passado houve meses onde recebi em conta acima de 3 e 4 mil, em outros meses bem menos. Como uso muito minha conta pra cartão de débito, cheque e etc, como vou poder me regularizar sem ter me organizado pra isso? Por exemplo, combustível, supermercado, farmácia, e etc e paguei durante todo o ano via cartão de débito, mas não guardei nenhum desses comprovantes.
Amanhã mesmo vou buscar as informações necessárias para declarar o imposto de renda, mas queria saber o que devo fazer nessa situação para declarar, estando eu totalmente desorganizado sobre o que recebi e paguei. E pior, sem ter também a maioria dos comprovantes a respeito, geralmente só pagava pelo internet banking ou debitava no cartão e pronto, nunca anotei nada. A única coisa que tenho é meus extratos de movimentação bancária.
** Por exemplo, todos os recebimentos que tive ano passado referente a empresa FULANA, de serviços de cartão de crédito, como eu declararia esses valores? É possível que a receita me peça nota dessa transação, coisa que não tenho?
Tenho certeza que não fui bem claro em minhas informações, mas achei um pouco complexo de explicar de forma simplificada, qualquer informação adicional que precisem, por favor me perguntem.
Agradeço desde já a ajuda, sou marinheiro de primeira viagem nessas questões referentes a imposto e gostaria de regularizar tudo para evitar problemas futuros para mim.