x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.515

ECD empresa lucro real sem mvoiemnto

Maria Ines

Maria Ines

Prata DIVISÃO 2 , Operador(a) Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 10 maio 2018 | 10:01

bom dia!
Gostaria de saber sobre ECD. Em 2017 a empresa não teve nenhum movimento, foi entregue em janeiro/17 a DCTF sem movimento, mas porem foi escolhido a opção de Real estimativa. Minha duvida é preciso entregar a ECD agora em 2018 (mas sem movimento) ou não tem necessidade de entrega ? eu acho que não tem necessidade, mas gostaria de trocar ideia com alguem.

Bruno André Nunes

Bruno André Nunes

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 10 maio 2018 | 11:00

Bom dia Maria,

Ontem fui em um curso específico de ECD e ECF. Pela orientação do palestrante, o mesmo falou que o conceito de "sem movimento" se enquadra para todos os tipo de operações, sejam elas comerciais, financeiras, entre outras. Desta forma, se a empresa por exemplo possuí uma conta em banco, no ano que estava inativa, e por mais que não tenha efetuado alguma movimentação, as despesas bancárias provavelmente foram debitadas na mesma, logo, isso se enquadraria como uma movimentação financeira. A movimentação comercial, seria algo relacionado com a operação da empresa, como emissão de notas e operações de compras.
O interessante seria verificar estes detalhes. Não sei até que ponte existe uma fiscalização real para identificar realmente as operações da empresa.
Eu acho difícil identificar algo assim com uma movimentação básica. Mas aqui eu vou entregar as sem movimentos, porque vai saber lá o que fizeram com o CNPJ da empresa durante o ano.. kkk

Maria Ines

Maria Ines

Prata DIVISÃO 2 , Operador(a) Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 10 maio 2018 | 12:58

oi Bruno te agradeço e tbem concordo com a sua opinião com relação a entrega sem movimento pq agente não sabe se houve ou não
movimentação bancaria. Mas porem me surge outra duvida, se houve debito de despesas bancarias no banco e o socio não trouxe para
o contador e entregamos sem movimento, e se depois vier fiscalização e dizer que tinha movimento e e foi entregue "sem movimento"
pode haver multa por omissão de lançamento, o que vc ???

Bruno André Nunes

Bruno André Nunes

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Contabilidade
há 7 anos Quinta-Feira | 10 maio 2018 | 13:51

Então, também havia pensado nesse caso. Acontece é que quando informamos sem movimento, ou não lançamos as devidas despesas (no caso bem possível de o cliente não ter nos trazido os extratos) estamos gerando uma informação "inexata", desta forma, cabe penalidades pela apresentação de informações inexatas. Segue abaixo para leitura:

(PENALIDADES) Por cumprimento de obrigação acessória com informações inexatas:
A) 3% (Três por cento), não inferior a R$ 100,00 (Cem reais), do valor das transações comerciais ou das operações financeiras, próprias da pessoa jurídica ou de terceiros em relação aos quais seja responsável tributário, no caso de informação omitida, inexata ou incompleta).
B) 1,5 % (um inteiro e cinco décimos por cento), não inferior a R$ 50,00 (Cinquenta 1,5 % (um inteiro e cinco décimos por cento), não inferior a R$ 50,00 (Cinquenta reais), do valor das transações comerciais ou das operações financeiras, próprias da pessoa física ou de terceiros em relação aos quais seja responsável tributário, no caso de informação omitida, inexata ou completa.

Tivemos a orientação de colocarmos a carta de responsabilidade juntamente com a ECD, que as informações prestadas estão baseadas naquilo que o cliente lhe forneceu. É necessário verificar mesmo qual é a situação de seu cliente, e tentar se salvaguardar com toda documentação possível.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade