x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 1.188

Pagamento Indevido

Emerson Teixeira

Emerson Teixeira

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Sábado | 10 outubro 2009 | 17:30

Uma empresa efetuou um pagamento indevido de PIS e COFINS, porém os sócios decidiram que não iam solicitar a compensação através de PERDCOMP e sim considerar como despesas tributárias.
Neste caso posso considerar como despesa dedutível ?

Emerson Teixeira
Supervisor em Controladoria
Emerson Teixeira

Emerson Teixeira

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 28 outubro 2009 | 15:18

Tenho um cliente que apura o IRPJ e CSLL estimativa com base nas alíquotas do Lucro Presumido e ocorreu a seguinte situação:

Durante o exercício foi pago a maior IRPJ estimativa sobre as receitas do mês 08/2009.

Neste caso, ao encerrar o exercício posso considerar essa diferença paga a maior como antecipação do imposto ou devo fazer PERDCOMP ?

Emerson Teixeira
Supervisor em Controladoria
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 29 outubro 2009 | 07:15

Bom dia Emerson,

Os valores do IRPJ e da CSLL pagos durante o ano por estimativa, são considerados como adiantamentos do devidos no período anual.

Face ao exposto não cabe compensação, pois serão considerados quando houver pagamentos com base em Balanços de Redução ou Suspensão, ou no Balanço Patrimonial do encerramento do Exercício.

...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade