x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 520

Imposto de renda

Raphael

Raphael

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 16 maio 2018 | 07:25

Bom dia,
Caros colegas,

gostaria de uma informação.

Tenho cliente que solicitou envio de declaração de imposto de renda pessoa física. Cliente sabe que está fora do prazo.
Pergunta é: Como faço a declaração de pessoa física do marido dela, faleceu ano passado no mês de setembro de 2017. Viuvá Já está recebendo o beneficio do marido.
Faço duas declarações ?

Na declaração dela preciso mencionar alguma informação de espolio ?

declaração dele já faço como espolio?

Foi realizado o inventario em janeiro de 2.018.!

Como proceder?

Grato desde já. Desculpe e meu primeiro caso.

Gustavo de Oliveira

Gustavo de Oliveira

Prata DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 30 maio 2018 | 17:16

Raphael

boa tarde,

você terá que fazer 02 declarações.

1 - Declaração de Espólio do marido com todos os rendimentos, deduções, bens do falecido.

2 - Declaração normal da esposa, com todos os rendimentos, deduções e bens que constava no nome dela antes do inventário.

E a terceira declaração será ano que vem,

3 - Declaração de Espólio Final, onde deverá constar alguns dados como do inventariante, bens que foram transferidos e % para cada herdeiro, etc

7. PRAZO DE ENTREGA DA DECLARAÇÃO
A Declaração Final de Espólio deve ser apresentada até o último dia útil do mês de abril do ano-calendário subsequente ao:
a) da decisão judicial da partilha, sobrepartilha ou adjudicação dos bens inventariados, que tenha transitado em julgado até o último dia do mês de fevereiro do ano-calendário subsequente ao da decisão judicial;

Sócio Administrador da Regência Contabilidade 
https://www.regenciacontabilidade.com.br
@regenciacontabilidade
https://www.ttdsc.com.br
@ttdsc
Raphael

Raphael

há 8 anos Segunda-Feira | 4 junho 2018 | 11:12

Bom dia,Gustavo

Fiquei na dúvida.

Deixa vê se entendi:

Como o rapaz morreu em 2017 faço declaração de espolio com as informações normais e com os devido ganho,bens e despesa.! Certo?

Já da esposa seria a inventariante faço normal com os ganho conforme tenho de informação. Más ela sempre foi dependente na declaração dele. Faço a parte ou informo na declaração de espolio dele na parte de dependente com os ganhos?

Abs

Raphael

Raphael

há 8 anos Segunda-Feira | 4 junho 2018 | 12:58

Entendi,

Meu medo e da imposto a pagar devido não está como dependente na declaração do marido que faleceu.

Mas obrigado Gustavo.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies