Visitante não registrado
Bom dia!!
Sou autônomo e trabalho desenvolvendo aplicativos, ou seja, meu faturamento vem da Google e é depositado mensalmente na minha conta como pessoa física.
A previsão é de faturamento bruto total em torno de 90 mil neste ano, sendo 60 mil nos próximos 7 meses do ano.
Fui ao contador e ele me indicou abrir uma empresa no Simples com tributação em 6% + honorários, porém ele disse que meu faturamento não poderia passar de 15 mil mensais.
Como recebo pela Google e existe a possibilidade de deixar esse valor "acumulado" e receber somente ano que vem, me vem a mente duas estratégias.
Hipótese 1: abrir a empresa agora e pagar os tributos sob esse valor + os honorários do contador.
Hipótese 2: deixar parte desse valor acumulado e receber todo o montante já em janeiro do ano que vem, o que diminuiria o IR desse ano e economizaria com honorários. Nesse caso, se eu considerar que o valor acumulado será tributado em 6%, então vale a pena a segunda hipótese, pois no mínimo economizaria com os honorários nesse final de ano.
Essa segunda estratégia faz sentido? É legal? E quanto ao valor limite de 15 mil mensais, é proporcional ao ano todo (posso receber 30 mil em um mês e nada no outro?) ou o limite é mensal?
Agradeço a atenção!!