
Welton Freire
Prata DIVISÃO 1 , Assistente ContabilidadeBom dia a todos.
Tenho uma situação em que uma empresa Factoring atua com a forma convencional onde existe a compra dos direitos de créditos das empresas fomentadas, através de um contrato de fomento mercantil. Nessa modalidade a receita é sobre o Fator e Serviço (Ad Valorem), me corrijam caso eu esteja errado.
Pois bem, essa empresa começou a ter operações na modalidade Matéria-prima, nesse caso a Factoring transforma-se em intermediário entre a empresa fomentada e seu fornecedor de matéria-prima. A Factoring compra à vista o direito futuro deste fornecedor e a empresa paga à Factoring com o faturamento gerado pela transformação desta matéria-prima.
Minha duvida é: na forma convencional recebemos um relatório onde aponta-se o Fator e o Ad Valorem (nota de serviço), porém na modalidade matéria-prima temos o valor da receita, porém não encontramos informações mais claras a respeito de como deve ser tributado, se como receita convencional ou receita financeira, visto que se tem um valor de juros sobre a operação.
Devo tratar como essa receita como Fator ou como Juros Recebidos, passando a ser tributada como receita financeira?
Espero que possam me ajudar.