x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 525

Receita na Modalidade Materia-Prima em Factoring.

Welton Freire

Welton Freire

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 14 junho 2018 | 10:35

Bom dia a todos.

Tenho uma situação em que uma empresa Factoring atua com a forma convencional onde existe a compra dos direitos de créditos das empresas fomentadas, através de um contrato de fomento mercantil. Nessa modalidade a receita é sobre o Fator e Serviço (Ad Valorem), me corrijam caso eu esteja errado.

Pois bem, essa empresa começou a ter operações na modalidade Matéria-prima, nesse caso a Factoring transforma-se em intermediário entre a empresa fomentada e seu fornecedor de matéria-prima. A Factoring compra à vista o direito futuro deste fornecedor e a empresa paga à Factoring com o faturamento gerado pela transformação desta matéria-prima.

Minha duvida é: na forma convencional recebemos um relatório onde aponta-se o Fator e o Ad Valorem (nota de serviço), porém na modalidade matéria-prima temos o valor da receita, porém não encontramos informações mais claras a respeito de como deve ser tributado, se como receita convencional ou receita financeira, visto que se tem um valor de juros sobre a operação.

Devo tratar como essa receita como Fator ou como Juros Recebidos, passando a ser tributada como receita financeira?

Espero que possam me ajudar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: