x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 596

Cancelamento adesão Simples Nacional

Gisele

Gisele

Bronze DIVISÃO 1 , Assistente Administrativo
há 6 anos Sexta-Feira | 15 junho 2018 | 07:54

Bom dia!
Atendo uma empresa que foi aberta em Abril deste ano, e fiz a opção pelo Simples Nacional.

Porém agora verificamos que a melhor forma de tributação seria o Lucro Presumido, então em Abril ainda protocolei na receita por meio de um processo administrativo um pedido de cancelamento dessa adesão a qual até hoje (15/06) ainda não foi analisada.

OBS: A empresa emitiu notas em Maio/2018, e esses clientes dessas notas emitidas se beneficiaram com o credito de ICMS, sendo que se ela for simples eles não poderiam se beneficiar deste.

Ontem fui para atendimento na receita para fazer alguns questionamentos:
> Quando sera analisado esse pedido? Resposta: não tem nenhuma previsão.
> Quando analisado a exclusão sera com que data? A data de abertura, ou sera na data da analise. ou 1/1/19? Resposta: Não souberam responder.
> Enquanto esse pedido não for analisado de que forma tributamos e fizemos as declarações mensais (DASN/DCTF)? Resposta: Não souberam responder.

Alguém já teve uma situação dessa pra me contar o que aconteceu? O que devo fazer?

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 6 anos Sábado | 16 junho 2018 | 14:38

Colega Gisele;
Quem fez a avaliação que seria melhor ser do Lucro Presumido, tem conhecimento contábil/fiscal, para tal avaliação. No meu entender, não deve ter visto todos os aspectos de estar no simples, muito positivos . E não avaliou os aspectos negativos de passar para o LP, são varias nuances a serem analisadas, só pessoas realmente habilitadas com conhecimento e experiencia pode fazer tais avaliações. Tem que projetar cenários e inúmeros cálculos de vários tributos e a influencia da folha etc.. Ao iniciar a firma , optaram pelo simples, logo devem ter feito uma avaliação, ha meu ver correta, depois no decorrer do ano resolvem mudar, só poderia dar nisso que deu, teriam que fazer os estudos antecipadamente e as projeções dos negócios para então fazerem a opção e não no meio do caminho, isso vai gerar um desgaste enorme para a empresa perante os clientes, alem das complicações burocráticas de ajustes a serem feitos. O correto era ir ate o fim do ano no simples, e caso fizessem um estudo serio por pessoas competentes, chegassem a conclusão de mudar a forma de tributação, ai sim mudariam. Se quiser novas orientações, conte conosco. Esta consulta deveria ter sido feita antes da mudança de regime tributário. Boa sorte e saúde a todos.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade