x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 384

ITR - Terras inexploradas

REINALDO DOS REIS

Reinaldo dos Reis

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 28 junho 2018 | 14:52

Boa tarde

Tenho procurado uma resposta aqui no fórum, mais não encontrei a que me esclareça minha duvida, primeira vez que trabalho com ITR.

Proprietário de um sitio com 29 hectares que não usufrui dessas terras, mais possui outros imoveis em seu nome

Minha duvida é o seguinte pela legislação este proprietário seria isento por suas terras não ultrapassar os 30 hectares, mas possui outro imóvel em seu nome sendo assim ele pagara o ITR de 1% sobre o valor da terra.

Estou correto no meu raciocínio ?????

ou por mais que ele tenha outro imóvel sera considerado isento por não usufruir das terras e pagara apenas 10,00 ???

Desde já agradeço se alguém puder me esclarecer

Reinaldo dos Reis
APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2 , Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 28 junho 2018 | 18:50

Ao preencher a Declaração do ITR você vai marcar as lacunas das perguntas e com isso obterá a resposta de Isenção ou não.
Mas o fato de ter outro imóvel não dá direito de isenção. Vai gerar um imposto sim.
Veja que o próprio programa vai fazer a indicação.

APARECIDA MOTA
JULIO CESAR VERISSIMO MONTEIRO

Julio Cesar Verissimo Monteiro

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 2 julho 2018 | 14:57

Boa tarde,

Por possuir outro imóvel não dá direito de isenção.
Fique atento ao valor do VTN do município, pois não deve ser declarado abaixo do estipulado pelo município local.
Um documento que vai lhe auxiliar é o CAR, ele demonstra com mais exatidão as áreas de Reserva Legal e Permanente, e que a partir de 2017 está já solicitando o número do mesmo.

espero ter lhe ajudado. Abraços.

''O homem é mais propenso a contentar-se com as ideias dos outros, do que a reflectir e a raciocinar.'' Alexandre Herculano.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade