x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 946

IRPJ e CSLL mês a mês

Wilton do Espirito Santo

Wilton do Espirito Santo

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Contabilidade
há 15 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 11:59

Bom dia amigos do fórum, ja postei esta dúvida algumas vezes aqui, mas quando fui fazer surgiram algumas dúvidas

Alguém poderia resumir pra mim, como se apura irpj e csll mês a mês pela suspensão/redução?

A base de cálculo é o lucro discal do lalur certo? este lucro fiscal, quando eu apuro mês a mês devo colocar estes lucros acumulados?

Exemplo:

jan/09 = 10.000 x 15% = 1.500 (este IRPJ devo pagar
fev/09 = 15.000

Lucro Acumulado jan + fev = 25.000 devo calcular 25.000 x 15% - 10.000 = (6.250) ou seja não tenho IRPJ a pagar em fev.

Não sei ficou muito claro a pergunta, mas tenho dúvida em apurar o imposto mês a mês. Comprei livros, pesquisei na internet e ainda restaram dúvidas.

Abraços.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 15:28

Boa tarde Wilton,

O assunto é bastante extenso e já foi (inúmeras vezes) abordado no Oculto964%3A18hu4kk47ep&q=Lucro+real+por+Estimativa" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link"> Banco de Dados do Fórum.

Entretanto aqui foi publicada matéria bastante elucidativa e resumida acerca do mesmo.

Estou certo de que serão bastantes para dirimir suas dúvidas, se não, torne a entrar em contato.

...

PAULA TOLEDO DA ROCHA

Paula Toledo da Rocha

Iniciante DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 21 outubro 2009 | 17:51

Boa tarde Caros colegas,

Gentileza me enviar a planilha se lucro realxlucro presumido pois estou precisando muito, pegamos agora um supermercado e precisamos fazer esse estudo.

Agradecida desde já.

Paula Toledo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade