Luduque
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Olá amigos (as), bom dia!
Estou com uma dúvida a respeito de transferencia de estoque entre empresas e gostaria de pedir a ajuda de vocês!
Situação:
Tenho 2 empresas (Simples Nacional) com os mesmo quadro societário, no entanto, uma não é filial da outra e as atividades são distintas. Uma delas vende maquinas copiadoras, enquanto a outra aluga máquinas copiadoras.
A empresa que vende as máquinas é mais antiga e possue um quande estoque de máquinas, sendo assim, os sócios me procuraram para saber se podem fazer a transferência de máquinas dessa empresa para a empresa que aluga, e qual a melhor forma de fazer isso!
Dúvida:
1 - Ela pode fazer essa transferência? Se sim, como devemos fazer?
2 - Na transferência, a empresa tem que pagar algum imposto? quais? o fato do quadro societário ser o mesmo reduz a tributação?
3 - A empresa que aluga as máquinas, fornece também os insumos (tonner, tinta, etc) e eu gostaria de saber se ela paga imposto na saída desses insumos? quais?
Desde já, muito agradeço pela ajuda!
Atenciosamente,
Luciano