x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 380

PIS e COFINS Cumulativo, IR e CSLL Não cumulativo

Thayse

Thayse

Bronze DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 26 julho 2018 | 10:41

Bom dia,

Recentemente vim trabalhar em um Hotel, onde me deparei com a seguinte situação; a contabilidade apura o PIS e COFINS como cumulativo e o IR e CSLL como não cumulativo, a empresa em si é Lucro Real.

Não sabia que isso era possível, já procurei ler sobre mas não encontrei algo nesse assunto.

Alguém já se deparou com uma situação assim? é possível ? tem a ver com a atividade?

FABRÍCIO CAETANO MORAES

Fabrício Caetano Moraes

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Financeiro
há 6 anos Quinta-Feira | 26 julho 2018 | 16:26

Boa tarde Nobre Colega, tudo bem?

Respondendo a sua pergunta, sim isso é possível, algum tempo atrás eu descobri isso trabalhando em uma Empresa de Construção Civil, suas atividades de Comércio são sujeitas ao Regime Não-Cumulativo e os seus Serviços são sujeitos ao Regime Cumulativo, também é uma Empresa de Lucro Real, me lembro que quando descobri isso foi um baita transtorno rs. Segue a Legislação sobre o Tema:

"Art. 10. Permanecem sujeitas às normas da legislação da COFINS, vigentes anteriormente a esta Lei, não se lhes aplicando as disposições dos arts. 1º a 8º:

(...)

XXI – as receitas auferidas por parques temáticos, e as decorrentes de serviços de hotelaria e de organização de feiras e eventos, conforme definido em ato conjunto dos Ministérios da Fazenda e do Turismo."

Base Legal: Art. 10, Inciso XXI da Lei 10.833/2003

Só para esclarecer, essa Lei institui o COFINS Não-Cumulativo e o PIS Não-Cumulativo foi instituído pela Lei 10.637/2002, a Legislação do PIS e do COFINS é super interligada, então salvo algumas exceções, se aplicam as mesmas regras à essas contribuições. Em resumo então, as empresas de Lucro Real tributam suas contribuições com base nas regras dessa Lei, com exceção dessas atividades que estão no Art. 10, que permanecem tributando no Regime Cumulativo, mesmo estando no Lucro Real.

O que sei sobre o tema é isso, com certeza tem mais coisas mas nunca me aprofundei.

Espero ter contribuído!

Att,

"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;"

Provérbios 3:13

Tecnólogo em Gestão Financeira
Pós-Graduado em Direito Tributário em Contabilidade

Atividades: Consultoria Financeira, de Custos e Gestão Fiscal/Tributária

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: