x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 258

Baixa empresa Simples Nacional

Wilma

Wilma

Prata DIVISÃO 1, Gerente
há 6 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2018 | 10:11

Bom dia a todos!
Empresa do Simples Nacional com pendências na entrega de DASN e DEFIS pode ser baixada? Quais os riscos de não entregar essas declarações? A mesma situação para a Inscrição Estadual, que está cassada por inatividade presumida, a empresa pode ser baixada? Obrigada antecipadamente.

Renan Araujo

Renan Araujo

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2018 | 10:41

Ola Wilma, bom dia !!

Empresa do Simples Nacional com pendências na entrega de DASN e DEFIS pode ser baixada? Pode sim.

Quais os riscos de não entregar essas declarações? A empresa poderá ser multada de oficio, o melhor é consultar o E-cac e verificar se já consta pendência, se constar é melhor entregar e pagar a multa, se houver, com 50% de desconto.

A mesma situação para a Inscrição Estadual, que está cassada por inatividade presumida, a empresa pode ser baixada? Obrigada antecipadamente. Aqui, apesar do órgão ser Estadual, já notei uma diferença no modo de atuação entre a Sefaz de Guarulhos e a Sefaz de SP, aqui em Guarulhos eu enviaria o DBE com cancelamento direto. Se der pendência, será a que tem de enviar uma carta direcionada ao chefe do posto fiscal informando que a empresa irá encerrar as atividades. Se houver alguma declaração pendente, estas deverão ser regularizadas.

Espero ter ajudado

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 5, Encarregado(a) Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2018 | 10:42

Wilma, bom dia.

Somente complementando a resposta do colega Eduardo Antonio Florenço Queiroz, hoje, débitos e pendências não impedem mais a baixa de empresa.

Portanto, tal empresa pode ser baixada sem problema alguma.

As pendencias de não entrega da declaração se extinguem em 5 anos.

Os débitos já apurados que estiverem na conta fiscal da empresa serão objeto de cobrança padrão. Após inscritas em Divida Ativa, caso não regularizada, é incluído o CPF dos responsáveis pela empresa na inscrição, o que "amarra" o débito com as Pessoas Físicas responsáveis, ou seja, caso você vá consultar a situação fiscal do CPF em questão, lá também irá constar a divida da empresa.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Wilma

Wilma

Prata DIVISÃO 1, Gerente
há 6 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2018 | 14:18

Muito obrigada pelas orientações, colegas!
Vou repassar para o cliente, e ver quais decisões ele prefere tomar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.